OPINIÃO

Fatos - 16/02/2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Lula disponta
O ex-presidente Luiz Inácio Lula, PT, lidera intenção de votos, segundo pesquisa divulgada ontem pelo CNT/MDA. No segundo turno, por exemplo, Lula venceria Aécio Neves, PSDB, por 39,7% a 27,5%, Marina Silva, Rede, por 38,9% a 27,4% e Michel Temer, PMDB, por 42,9% a 19%. Foram realizadas 2002 entrevistas, entre 8 e 11 de fevereiro, em 138 municípios de 25 cidades. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A mesma pesquisa mostra que apenas 10,3% dos brasileiros entrevistados consideram positivo o governo do presidente Michel Temer. Cerca de 44% avaliaram de forma negativa. Para 38,9%, o governo é regular e 6,7% não responderam ou não souberam opinar. O índice negativo aumentou em relação a pesquisa feita em outubro, quando 36,7% dos entrevistados avaliaram mal o atual governo. Quando o dado se refere ao desempenho pessoal de Temer, o índice de rejeição é ainda maior: 62,4% dos entrevistados desaprovam Temer, enquanto 244% aprovam. O levantamento anterior indicava 31,7% de aprovação do desempenho pessoal de Temer e 51,4% de desaprovação.


Corrupção
Em relação ao combate à corrupção, 40,1% dos entrevistados avaliam que o combate é igual nos governos Temer e Dilma: 27,3% consideram que é maior no governo Temer e 24,2% que era maior no governo Dilma. Sobre o registro de casos de corrupção nos três níveis de Poder, a maior parte dos entrevistados (33,3%) considera que o índice se mantém igual entre eles. Para 23,7%, a maior ocorrência se dá no Legislativo, seguido do Executivo (19,4%) e do Judiciário (10,2%).

Lava Jato
Em relação às investigações no âmbito da Operação Lava Jato, 89,3% têm acompanhado ou já ouviram falar. Entre eles, 39,6% acham que a estratégia vai diminuir pouco a corrupção no país e 28,5%, que vai diminuir muito a corrupção. Para 23,6%, a corrupção deve se manter igual mesmo com a Lava Jato e 4,9% consideram que a operação vai acabar com a corrupção.

Sessão
A abertura do período Legislativo da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, ontem à tarde, foi marcada pela apresentação de todos na tribuna. Teve emoção, choro, discurso inflamado, poesia, nervosismo e experiência. Normal para este primeiro momento do período ordinário. Alguns já haviam feito a estreia no período extraordinário ( em janeiro). Uma boa parte ainda não havia se manifestado.

Drone
Um drone acionado bem no momento da fala do vice-prefeito João Pedro Nunes,na abertura do período legislativo, prejudicou a audição de quem participava da sessão ontem à tarde, na Câmara de Vereadores. João Pedro levou a mensagem do Executivo aos vereadores. As imagens captadas pelo aparelho serão usadas em uma campanha institucional da Câmara.

 

Gostou? Compartilhe