A Prefeitura de Passo Fundo está investindo para melhorar a estrutura de equipamentos públicos em todas as áreas. Pensando nisso, a assistência social do município passa a contar com um novo espaço de atendimento da Residência Inclusiva, serviço voltado para jovens e adultos com deficiência que estão em situação de dependência e necessitam de proteção integral.
Coordenado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, a Residência Inclusiva é disponibilizado para pessoas com deficiência física ou mental que tiveram vínculos rompido ou fragilizados e que tenham idade entre 18 e 59 anos. Quem necessita do serviço é encaminhado a partir de avaliações e pareceres de órgãos competentes, como o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), vinculado à pasta responsável.
Para o prefeito Luciano Azevedo, a iniciativa faz parte do compromisso da gestão, que é melhorar a vida das pessoas. “O serviço presta um atendimento de inclusão e proteção para quem precisa de cuidados especiais e teve os laços familiares rompidos ou fragilizados, por isso, é muito importante dar as condições necessárias”, disse Luciano.
O funcionamento do serviço é em tempo integral e abrange até 10 pessoas, incluindo atendimento assistente social, psicólogo, coordenador, cozinheiras e cuidadores. Segundo o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill, “a busca de um espaço digno para a Residência Inclusiva revela o compromisso da gestão, do cuidado com a cidade e, principalmente, com as pessoas”, ressaltou.
Mantido com recursos próprios do município, a Residência inclusiva também conta com repasse de verbas estaduais e federais, sendo um serviço que está elencado no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A nova casa da Residência Inclusiva está localizada na Rua Eduardo de Brito, 317 – bairro Nonoai/Operária.
O serviço
O Serviço de Residência Inclusiva foi pactuado com o Ministério do Desenvolvimento Social e implantada no município em março de 2015. A Residência Inclusiva deve estar inserida na comunidade e ter a finalidade de favorecer a construção progressiva da autonomia, da inclusão social e comunitária e do desenvolvimento de capacidades adaptativas para a vida diária.
Serviço de atendimento social ganha novo espaço
· 1 min de leitura