Volta às aulas da rede municipal

Por
· 2 min de leitura
Em cada uma das escolas da rede as equipes diretivas e professores elaboraram atividades especiais de recepção aos alunosEm cada uma das escolas da rede as equipes diretivas e professores elaboraram atividades especiais de recepção aos alunos
Em cada uma das escolas da rede as equipes diretivas e professores elaboraram atividades especiais de recepção aos alunos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A segunda-feira foi de começos e recomeços para os alunos das escolas municipais de Passo Fundo. O primeiro dia de aula do ano letivo de 2017 para o ensino fundamental foi marcado por escolas coloridas, acolhida e apresentações. Em cada uma das escolas da rede as equipes diretivas e professores elaboraram atividades especiais de recepção aos alunos.

Uma delas foi a Wolmar Salton, no bairro São Cristóvão, que aproveitou o retorno para interagir também com as famílias dos cerca de 450 alunos. De acordo com a diretora, Gislene Garcia, os pais receberam um kit para realizar atividades com seus filhos. “Foi uma dinâmica que a direção e os professores fizeram com os pais também como forma de dar as boas-vindas às famílias, porque nos primeiros dias os pais sempre querem conhecer o professor, saber qual a sala de aula de seus filhos, fazer parte do reinício”, comenta.

E as atividades não ficarão somente para o primeiro dia de aulas. A equipe já preparou todo um calendário de ações para o ano, que incluem as principais datas comemorativas e têm como principal objetivo a aprendizagem dos alunos. “Esperamos que o ano transcorra dentro do que esperamos e que possamos atingir esse que é o nosso principal objetivo”, salienta Gislene.

Na escola Senador Pasqualini, no bairro Vera Cruz, os alunos foram recebidos com música e interação. As listas com os nomes dos alunos por turma foram coladas pelo saguão e cada estudante, ao chegar, precisou se desafiar a procurar onde estava seu nome. “Recebemos os alunos com vídeos musicais e aproveitamos para apresentar a palavra da direção, da coordenação e apresentamos os professores”, explica a diretora da escola, Elaine Catarina Ortiz.

Para o Matheus, aluno do segundo ano do ensino fundamental da Senador Pasqualini, foi muito bom recomeçar. “Estou gostando bastante desse novo ano. O primeiro dia de aulas está bem bom e este ano eu quero aprender a ler e escrever e fazer tudo o que é certo”, conta. Tanto ele como os demais alunos da escola terão este ano diversas atividades ligadas à preservação do meio ambiente e do meio em que estudam, sendo um dos principais focos do projeto a conservação da limpeza da escola.

As boas-vindas
Além das atividades preparadas em cada escola, algumas delas receberam a visita do secretário de Educação, Edemilson Brandão. Acompanhado de uma equipe do setor pedagógico, ele passou nas escolas para dar as boas-vindas aos alunos e professores. 

Já a semana que antecedeu o início das aulas foi de reuniões entre equipes diretivas, professores e funcionários, que aproveitaram a ocasião para realizar as ações de planejamento pedagógico para o ano, organizar o ambiente das instituições e preparar as atividades de recepção às crianças. Paralelo a este trabalho, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, empenhou esforços para atender as demandas das escolas, desde melhorias na estrutura física, com reparos e adequações, bem como a organização do quadro de recursos humanos. Tudo isso para dar início ao ano letivo de 2017 com tranquilidade.

Gostou? Compartilhe