Abafamento segue nos próximos dias

Previsão indica possibilidade de chuva até sexta-feira, mas fim de semana que antecede o feriado de Carnaval deve ser de tempo seco e temperaturas mais amenas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A semana vai ser abafada, com instabilidade associada à nebulosidade. Assim descreve o observador meteorológico da Embrapa Trigo/INMET, Ivegndonei Sampaio. Ele diz que os últimos dias do mês devem manter características típicas de verão: temperaturas altas; chuvas torrenciais localizadas e de rápida passagem; e diferença pequena entre as temperaturas mínimas e as máximas. Até a tarde de ontem, já foram registrados 142mm de chuva no município, o equivalente a 85% da média de 166mm.
“A semana não deve ser diferente do que foi a semana anterior”, antecipa Sampaio. A previsão para esta quarta-feira é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva. Temperatura mínima de 20°C e máxima de 30°C. Na quinta-feira, nuvens carregadas provocam pancadas de chuva por vezes forte e com trovoadas. Há também a possibilidade de rajadas de vento moderadas a ocasionais e queda de granizo. A máxima alivia ligeiramente e as temperaturas ficam entre 19 e 28°C. Na sexta-feira, a instabilidade permanece. Mínima de 18°C e máxima de 28°C. Para o fim de semana, véspera de feriado de Carnaval, a notícia é boa para quem pretende viajar: não há previsão de chuva e as temperaturas ficam amenas, com mínimas de 18°C e máximas de 26°C.
Sampaio explica que a nebulosidade associada ao calor e ao alto índice de umidade, principalmente à tarde, é o que vem favorecendo tantos dias chuvosos. É essa combinação, também, que provoca os dias de abafamento. “Tivemos muitos dias com umidade relativa do ar de 60% e máxima de 31°C. Nessa situação, o corpo transpira e o suor não evapora, por isso causa esse desconforto. É bem diferente de quanto você tem máxima de 31°C e umidade de 35%. Aí o corpo transpira, mas evapora rapidamente”.

Gostou? Compartilhe