Há mais de 40 anos o Hospital São Vicente de Paulo atua na formação de médicos especialistas. Os programas de Residência Médica do HSVP já formaram mais de 1000 residentes, sendo que o primeiro programa foi implantado em 1976. De lá para cá, a instituição foi conquistando etapas e, atualmente, conta com 28 programas de residência. Na última sexta-feira, 17 de fevereiro, no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, o HSVP e a Universidade Federal da Fronteira Sul, através da Comissão de Residência Médica da UFFS, realizaram a formatura de 61 médicos residentes, em 19 especialidades médicas.
O superintendente do HSVP Ilário De David destacou que a presença dos residentes também impulsionou o desenvolvimento da instituição pois, além de estarem presentes e atuando em todos os setores, para recebê-los o hospital se reinventou e busca sempre melhorias para manter-se como um ótimo cenário de prática para os médicos residentes. “Além dos conteúdos teóricos, sabemos o quanto é rica a troca de experiências vivenciada por preceptores e médicos residentes. Esta interação diária é que forma o ser humano, o ser profissional, o ser especialista, o médico sensível e atento ao paciente, que irá desbravar hospitais, clínicas e unidades de atendimento por este país afora, com postura ética e responsável”, enalteceu.
O reitor da UFFS, Jaime Giolo, enfatizou trajetória da universidade e explicou que através da portaria 237 de março de 2014, foi criada a Comissão de Residência Médica da UFFS, onde foram unificados os programas de Residência Médica do Hospital da Cidade e do HSVP, totalizando 31 programas de residência, e que a partir da data, os programas passaram a ser de responsabilidade da UFFS, com bolsas do Ministério da Educação. Em 2015, um novo campo de prática foi inaugurado no Hospital de Caridade de Carazinho. A representante da Associação dos Médicos Residentes do HSVP, Gabriela Bonafin Stella, agradeceu em nome dos especialistas, a UFFS e o HSVP por disponibilizarem estrutura, material, profissionais capacitados e por mostrarem preocupação com a formação dos profissionais, ressaltando que as instituições foram a base para a conquista do título de especialistas. Gabriela agradeceu ainda os familiares, amigos e colegas. “Parabéns aos colegas formandos por mais esta vitória. Foram horas e mais horas de estudo, noites sem dormir, finais de semana longe de casa. Mas hoje, estamos aqui, para mais um sonho realizado”.
HSVP e UFFS formam 61 médicos residentes
· 1 min de leitura