As aulas do ensino fundamental, nas 34 escolas da rede municipal de educação de Passo Fundo, começaram nesta segunda-feira (20) para aproximadamente 13 mil alunos. No entanto, responsáveis de muitos estudantes que estão ingressando no 1º ano ainda não realizaram a efetivação da matrícula, que tinha como prazo final, estabelecido pelo município, a última sexta-feira (17). Para aqueles que perderam o prazo, algumas escolas oferecem uma última chance: a efetivação ainda pode ser realizada nesta semana. Depois disso, as vagas serão cedidas aos alunos que aguardam na fila de espera.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Marla Maffi, diz que algumas escolas não têm problemas com a falta de efetivação da matrícula, enquanto em outras uma média de cinco a cada 20 alunos ainda não têm a vaga garantida. “A gente está trabalhando junto com as escolas reforçando a presença desses pais, para que as crianças não percam as vagas, mas esta ampliação no prazo é a critério da escola. A maioria ainda oferece a chance até a quarta-feira, outras até sexta... Algumas até estão entrando em contato por telefone com aqueles que ainda não efetivaram”. Segundo ela, os motivos pela falta de procura para a efetivação podem estar relacionados à falta de compromisso, ao esquecimento quanto ao prazo ou até mesmo à mudança de rede. “Há pais que fizeram a primeira etapa de matrícula, conseguiram a vaga, mas decidiram colocar o filho na rede estadual ou particular, por isso não procuram as escolas municipais para efetivar a matrícula”.
Como efetivar
A primeira etapa de matrícula para este ano letivo foi realizada por meio de formulário online. A SME usou os dados do formulário para fazer a designação dos alunos inscritos pelos seus responsáveis, entre os dias 10 de outubro e 11 de novembro, dando preferência à proximidade entre a residência do aluno e a escola. Entre os outros critérios levados em consideração, estava residir em Passo Fundo e ter seis anos completos até o dia 31 de março deste ano. Para quem ainda não sabe para qual escola o candidato foi designado, é possível acessar a lista com os nomes dos alunos e a escola no site www.pmpf.rs.gov.br.
A vaga, porém, só é efetivada com a presença dos pais ou responsáveis à escola na qual a criança foi designada, munidos dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, carteira de identidade ou CPF dos responsáveis, comprovante de residência (preferencialmente no nome dos responsáveis legais pelo aluno), carteira de vacinação, laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade (se houver) e foto 3x4 do aluno.
De acordo com a SME, neste ano a procura por vagas teve acréscimo de 11,4%.
Ingressos de 2º ao 9º ano
Para os alunos ingressantes na rede, que estudam do 2º ao 9º ano, o processo a ser seguido é o de preenchimento de um formulário online no mesmo endereço eletrônico (www.pmpf.rs.gov.br). A ferramenta está disponível desde o dia 10 de outubro e continuará por todo o ano letivo de 2017. Transferências serão online em 2017.
Os pais de alunos que já estão matriculados na rede e precisam solicitar a transferência entre escolas municipais também poderão realizar o procedimento pelo site da prefeitura. O processo online ficará disponibilizado durante todo o ano letivo de 2017, sem a necessidade de deslocamento. O resultado será comunicado por telefone para os pais.