OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Baderna descentralizada
Os baderneiros têm adoração por áreas públicas. Além das ruas e calçadas no centro de Passo Fundo, a baderna também tem núcleos periféricos. Um deles é no Parque de Exposições Wolmar Salton, local conhecido como Efrica. É um ponto distante de grandes áreas residenciais, mas é uma baderna com suas indissociáveis características. A primeira é a utilização de uma área pública. Se a intenção é realizar “eventos” automobilísticos, então devem estar de acordo com as exigências legais. Essas atividades são promovidas por entidades filiadas à CBA ou alguma federação? Respeitam as exigências de segurança? Tem ambulância no local e existe aprovação dos bombeiros e da Brigada? Se apenas uma dessas respostas for negativa, então não é um evento. É apenas bagunça. Álcool, direção e madrugadas são ingredientes perfeitos para uma tragédia. E, já que o local é público, quem é o responsável pela sujeira? E pelas garrafas quebradas na beira do asfalto? Alguém será multado pelo lixo e cacos de vidros acumulados? E em caso de uma fatalidade, quem será responsabilizado?

Automobilismo

O automobilismo de Passo Fundo tem uma linda e invejável história. Os passo-fundenses escreveram páginas importantes do esporte-motor. Nos tempos das carreteiras, lá pelos anos 1940/1960, Passo Fundo era sinônimo de velocidade. Em 1957, Orlando Menegaz venceu com Aristides Bertuol a segunda edição das Mil Milhas Brasileiras. Sim, isso mesmo, até hoje é a maior e mais importante prova do automobilismo brasileiro. E depois, em 1961, Menegaz formou dupla com Ítalo Bertão e trouxeram mais um caneco para Passo Fundo. É uma tradição que, em seguida, passou pelos carros de arrancada, kart e rallye. Grandes nomes escreveram uma história que merece muito respeito e não pode ser maculada.

Aerobar
O Aeroclube de Passo Fundo ganhou um charme todo especial com o Aerobar. Está em local agradável e bem decorado, que carrega a história da aviação passo-fundense. Além de atender ao pessoal do Aeroclube e do Asas do Sul, está aberto ao público diariamente a partir das 16 horas. Dos lanches aos doces e dos chás às bebidas clássicas, são muitas as opções. É possível sentar-se ao ar livre e observar pousos e decolagens. É ali que se reúne a famosa AFA - Associação dos Fofoqueiros da Aviação – (nos quais me incluo) para falar daquilo que mais gostam: aviões. Tudo sob o olhar das simpáticas corujas e dos ruidosos quero-queros, que também voam.

Cartão de visitas
O domingo foi do futebol. Jogão pelo Gauchão no Vermelhão da Serra, quando o Passo Fundo empatou com o Internacional de Porto Alegre. Uma partida que atraiu inúmeros colorados da região para Passo Fundo. Muitos vieram para uma cidade maior na expectativa de comprar algo diferente, pois não encontram em suas cidades. Mas os supermercados estavam fechados. Um péssimo cartão de visitas para uma cidade do porte de Passo Fundo.


--------------
Trilha sonora
Em 1967 o grupo The 4 Seasons, que já estava em alta, apresentou um single com o vocalista Frankie Valli: Can't Take My Eyes Off You

Use o link ou clique o QR code
http://migre.me/w5OKR

Gostou? Compartilhe