20 mil pessoas cadastradas no serviço de Bicicletas Compartilhadas

Por
· 4 min de leitura
São registradas uma média de 225 viagens ao dia e 6.349 viagens ao mês, o que soma mais de 57 mil viagens desde o início do funcionamentoSão registradas uma média de 225 viagens ao dia e 6.349 viagens ao mês, o que soma mais de 57 mil viagens desde o início do funcionamento
São registradas uma média de 225 viagens ao dia e 6.349 viagens ao mês, o que soma mais de 57 mil viagens desde o início do funcionamento
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O sistema de bicicletas compartilhadas já é conhecido pela população por incentivar o uso de um transporte alternativo, além de ser uma prática sustentável e saudável no dia a dia. Já são aproximadamente 20 mil pessoas cadastradas que utilizam as bicicletas de forma gratuita, número que cresce a cada mês, desde que a Prefeitura de Passo Fundo implementou o sistema. 

São registradas uma média de 225 viagens ao dia e 6.349 viagens ao mês, o que soma mais de 57 mil viagens desde o início do funcionamento. Passados mais de seis meses, o sistema ainda está em fase de adaptação, segundo o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver. “Embora o sistema de bicicletas compartilhadas já seja conhecido por todos, ainda é algo que entra aos poucos na rotina da comunidade. As pessoas aprovam e vemos que o tripé mobilidade urbana, esporte e lazer está bem estruturado. É uma ferramenta de democratização e socialização da bicicleta”, observou ele. 

Mais de 74% dos usuários declaram ter até dois salários-mínimos de renda, o que mostra que o sistema de bicicletas compartilhadas atua como importante ferramenta para o deslocamento gratuito. A faixa etária que mais usa o sistema varia entre 20 e 40 anos. O horário de maior utilização das bicicletas compartilhadas está entre 12h e 18h, sendo as estações mais utilizadas a do Teixeirinha, do Boqueirão Legal e do IE. 

O meio ambiente também se beneficia: foram poupados 26.201 quilos de gás carbônico (CO2), uma forma de contribuir com a diminuição da poluição. A característica de sustentabilidade que as bicicletas dão à mobilidade urbana já é unânime não apenas no Brasil. Por isso, a prática é cada vez mais incentivada. Além das bicicletas compartilhadas, a Prefeitura de Passo Fundo também implantou a primeira ciclovia da cidade. 

Mais economia
Economizar tempo e dinheiro. Quem não quer? Esse é o resultado obtido pelos usuários das bicicletas compartilhadas. Após encerrar uma atividade no centro da cidade Jasmine Soares dos Santos optou por voltar para casa, no bairro Santa Marta, encurtando o caminho com o uso da bicicleta, que retirou na estação Teixeirinha.

Sempre que precisa se deslocar mais rapidamente e quer economizar o valor da passagem de ônibus, ela procura as bicicletas. “Não uso todos os dias, mas quando venho para o centro fazer alguma coisa, prefiro usar a bicicleta para voltar para casa. Pego no centro e desço no Boqueirão, depois sigo a pé, que daí fica bem mais perto do que se fosse todo o trajeto andando e ainda economizo a passagem”, conta ela, que é estudante e professora. Outras vezes, ela faz o caminho contrário também: do bairro até o centro.

Pelo menos quatro passagens de ônibus por dia é o que economiza a professora de Educação Física Magaize Oliveira. Todos os dias ela se desloca da casa para o trabalho e do trabalho para casa através das bicicletas compartilhadas. “Uso diariamente, pela manhã e à tarde. Além de fazer uma atividade física, ainda aproveito para economizar”, conta. Ela é usuária do sistema desde julho de 2016 e afirma que já se acostumou a se locomover pela cidade sempre com as bicicletas compartilhadas. No final de semana, em que não precisa trabalhar, ela faz uso como lazer. “Optei por isso pela qualidade de vida e também pela mobilidade, porque consigo me locomover bem mais rápido e ainda posso usar a ciclovia”, comenta.

Cadastro e informações
Mais informações podem ser obtidas na Rua Independência, 1165 – Centro. O espaço fica a uma quadra do Corpo de Bombeiros. No mesmo local, pode ser feito o cadastramento, mediante CPF, RG e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito pelo site www.pmpf.rs.gov.br.

 

Os telefones para contato são: (54) 3046-1363 ou (54) 9631-7808 (WhatsApp).

Confira as estações que estão ativas:
Estação 1 IE: Avenida Brasil, próximo a Rua Coronel Miranda.
Estação 2 Notre Dame: Avenida Brasil com Rua Capitão Araújo.
Estação 3 Vera Cruz: Rua Moacir da Motta Fortes com Rua Teixeira Soares.
Estação 4 Teixeirinha: Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro.
Estação 5 Santa Terezinha: Rua General Prestes Guimarães com Rua Senador Pinheiro (Praça Capitão Jovino).
Estação 6 Brigada Militar: Avenida Presidente Vargas, próximo à Rua Scarpeline Guezzi.
Estação 7 Praça Marechal Floriano: Rua Morom (Praça Marechal Floriano).
Estação 8 Parque da Gare: Avenida Sete de Setembro, próximo à Avenida General Netto.
Estação 9 Praça Tochetto: Avenida Brasil com Rua Benjamin Constant (Praça Tochetto).
Estação 10 Boqueirão Legal: Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Praça Miguel Moretti).

Passo a passo para utilizar o sistema
1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, você está habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas – o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.

2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema é das 6h até as 22h para a retirada das bicis.

3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.

4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das 10 estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada.

Gostou? Compartilhe