Modelo
Se dependesse de, pelo menos, 11 hospitais da região Norte do Estado, a administração destas instituições seria entregue ao Hospital São Vicente de Paulo. As dificuldades na gestão, os atrasos nos pagamentos (com solução parcial anunciada esta semana), os hospitais da região não hesitariam em depositar toda a confiança nas mãos do HSVP. Obviamente que o HSVP não tem como abraçar a causa. Referência no o Sul do país, o hospital de Passo Fundo também foi contemplado com recursos que estavam atrasados por parte do governo do estado. Vai usar o valor de R$ 7,5 milhões para pagar fornecedores. A gestão da casa de saúde serve de modelo. Apesar de todas as dificuldades manteve o quadro de colaboradores, não atrasou salários e não reduziu atendimentos. Ao contrário, absorveu a demanda de outras cidades.
Abordagem
O tema é complexo, polêmico e não se resume ao fato ocorrido ontem envolvendo senegaleses no centro de Passo Fundo, abordados pela fiscalização da prefeitura com suporte da Brigada Militar. Uma série de questões devem ser ponderadas e debatidas. Está mais do que na hora de todos os agentes envolvidos tratarem o assunto com a atenção que ele merece. É um problema social que deve ser enfrentado como tal. Caso contrário transformaremos as esquinas do centro em campos de batalha. Não é isso que queremos.
Vetos
Vereadores começam a analisar nesta quinta-feira os vetos do prefeito Luciano Azevedo ao projeto que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Os vetos foram a duas emendas que descaracterizaram o projeto original.
A conta chegou
O presidente estadual do PSB Beto Albuquerque diz que a conta do ‘canetaço’ da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2012, quando reduziu a tarifa de luz chegou para ser paga agora. “O resultado da incompetência e da bravata será uma conta que os brasileiros irão pagar no valor de R$ 62 bilhões. Isso representa 7% de reajuste/ano até 2025”, acrescentou.
Pedágio
O deputado Juliano Roso, PCdoB, vai acompanhar em Brasília a reunião da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que debaterá a concessão de pedágio da da BR-386. Ele é o proponente da Frente Parlamentar para acompanhar a concessão, com o apoio de 34 deputados estaduais. A Frente vai realizar audiências em algumas cidades gaúchas para aprofundar a análise do tema.