Palestra marca a abertura do ano letivo no Município

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As aulas já começaram, mas a abertura oficial do ano letivo para os professores, assistentes e funcionários da rede municipal de Educação acontece nesta segunda-feira, dia 6 de março, quando estes profissionais terão um encontro no Centro de Eventos da UPF. Todos os professores da educação infantil, ensino fundamental, assistentes da educação infantil e demais funcionários interessados terão uma palestra com Alexandre Paim de Oliveira, mestre em Neurociência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs) sobre como superar as dificuldades de aprendizagem. A apresentação acontece nos turnos da manhã e da tarde.

Este evento, além de ser o momento de reencontro com todos os profissionais da rede, faz parte da formação continuada que é oferecida num total de 40 horas por ano como forma de manter o grupo atualizado e fornecer sempre mais subsídios para a qualidade da Educação ofertada pelo município. A expectativa é que cerca de 1.400 pessoas participem. Também estão convidadas todas as entidades parceiras que possuem convênio com a Prefeitura de Passo Fundo no setor da Educação, em especial na educação infantil.

“Mais que uma exigência legal, esta é uma oportunidade dos professores ampliarem seus conhecimentos. É um subsídio para manter os profissionais da área da Educação sempre atualizados”, explica a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marla Debastiani Maffi. Para o secretário da Educação, Edemilson Brandão, ações como esta objetivam qualificar ainda mais o ensino que do município através da oportunidade de novos conhecimentos para os principais agentes que atuam nas escolas. “Embora o público-alvo sejam os professores e demais profissionais que atuam nas escolas, esta qualificação tem reflexo direto nos alunos atendidos, trazendo benefício para os mais de 15 mil alunos matriculados na rede municipal”, salienta.

A ideia, segundo Brandão, é a qualidade focada nos alunos. “Essas palestras fazem parte da formação que é mantida não somente como política pública, não só por lei, mas com olhos numa formação de alto nível”, avalia. Além da palestra, o encontro é também um momento de consultar os professores para mensurar o nível de satisfação deles com o que está sendo oferecido e isso, segundo o secretário, traz como resultado qualidade na Educação.

Expansão da rede
Este ano a rede municipal de ensino teve um incremento na procura e todos os novos alunos estão sendo recepcionados e acolhidos. “Esses novos alunos que procuraram as escolas municipais buscaram a rede pela qualidade do ensino e da infraestrutura e pela qualidade dos investimentos que estão sendo feitos, como uniforme e transporte escolar gratuitos, pela qualidade do corpo docente. Este ano tivemos um número recorde de alunos tanto da rede estadual quanto das escolas particulares procurando a nossa rede. Isso é prova que a Educação municipal de Passo Fundo atingiu outro patamar, mostra que oferecemos projetos diferenciados e de qualidade”, destaca.

Gostou? Compartilhe