OPINIÃO

Onde beber em Floripa

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alguns lugares imperdíveis com boas cervejas na ilha da magia

O verão tá quase terminando, eu sei. De qualquer forma nunca faltam motivos para visitar Florianópolis, conhecida pelas suas 42 praias paradisíacas e paisagens estonteantes. A algumas horas de carro de Passo Fundo, a capital catarinense vem ganhando destaque quando falamos em cerveja artesanal.

A Grande Florianópolis conta hoje com 11 microcervejarias: Armada, Badênia, Cozalinda, Da Ilha, Faixa Preta, Jester, Kairós, Liffey, Sambaqui, Unika e Weinmann. Além delas, são inúmeros bares especializados em cerveja, com uma grande variedade de rótulos catarinenses, nacionais e importados.  Todos os bares fazem parte do projeto Eu Bebo Cerveja Local Grande Floripa, que fomenta a cultura do growler (garrafa reaproveitável de cerveja), logo, se você pode encher o seu em qualquer um dos lugares. Se ainda não possui um, aproveita a visita e adquire o teu.

Books & Beers

Com uma vista linda da Lagoa da Conceição, foi um dos primeiros lugares a investir pesado em cerveja artesanal na ilha. Na carta, somente rótulos nacionais e nas torneiras destaque para a variedade de cervejas de Santa Catarina. Cheio de personalidade, une ótima gastronomia, cervejas artesanais e livros. Os cardápios merecem destaque,  parecem livros e brincam com clássicos da literatura, O Velho e o Mar virou O Velho e o Bar, Memórias Póstumas de Brás Cubas se transformou em Memórias Póstumas de Brusquetas e Dom Quixote é Dom Que Shots. Um dos melhores lugares para se unir comida e cerveja de qualidade.

Rua Senador Ivo D'Aquino, 103, Lagoa da Conceição

Terça a sexta das 17h à 00h

Sábado e domingo das 12h30 à 00h

Cervejaria Catarina

Um dos mais novos redutos cervejeiros da ilha, a Cervejaria Catarina fica em uma região que recebe poucos turistas, o Canto da Lagoa. Montado em uma antiga casa de arquitetura açoriana que abrigou um engenho de farinha, o bar (que deve abrigar a cervejaria nos próximos anos) tem um clima descontraído e muita artesanal nas torneiras. São 10 torneiras e aproximadamente 50 rótulos comercializados com destaque novamente para cervejas produzidas em Santa Catarina, mas também com algumas de outros estados e importadas. Tem boa gastronomia e um ambiente perfeito para muitas horas de bate-papo regados a boa cerveja.

Rua Laurindo Januário Silveira, 1233 - Lagoa da Conceição

Terça a domingo, das 16h á 00h.

Cozalinda

Primeiro bar de cervejaria de Florianópolis, o Cozalinda funciona há dois anos na Via Gastronômica de Coqueiros, no continente. Além dos rótulos da casa – com destaque para Curió Witbier – tem 20 torneiras alimentadas unicamente com cervejas catarinenses. O cardápio segue o slow food, dando preferência a produtos locais.

Rua Desembargador Pedro Silva, 2406 – Coqueiros

Segunda a quinta das 19h à 00h

Sexta das 19h às 02h

Sábados e domingos das 18h às 02h

Armada Cervejeira

Em funcionamento há um ano, a Armada Cervejeira tem uma proposta diferente. Produz cerveja que é comercializada apenas em barril e quase toda a produção é vendida no Tap Room anexo a fábrica. Lá, 18 torneiras são abastecidas semanalmente com as cervejas da casa e esporadicamente por alguma convidada. O mais legal é que sempre que você for irá encontrar uma novidade engatada. Não possuem cozinha, mas nos finais de semana food trucks estacionam para alimentar o pessoal. Não fica em Floripa, mas vale a ida.

Rua Maria Manchen De Souza, 400 - Kobrasol- São José

De quarta a sexta das 18h às 22h

Sábado das 16h às 21h

Rabodigalo

Pra quem gosta de um bom cocktail, o Rabodigalo é lugar indispensável na próxima ida a Floripa. Com duas torneiras com cerveja artesanal e uma carta extensa de drinks e comida italiana de boteco, já virou referência. É possível provar cocktails clássicos, algumas releituras, alguns ótimos autorais ou ainda ser surpreendido por algo diferente se você preferir ficar no balcão. Destaque para o Negroni e o Rabodigalo.

Clodorico Moreira, 23 loja 01 – Santa Mônica

Terça à sexta das 18h à 00h

Sábado das 19h à 01h

Tens tempo?

Se ainda sobrar tempo vale a pena visitar o Elementum Temple na Lagoa da Conceição, Cervejaria Sambaqui em Santo Antônio de Lisboa e Liffey BrewPub na Pedra Branca, em Palhoça e a loja Mestre-Cervejeiro.com, no Itacorubi. 

Gostou? Compartilhe