OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Inquietude de um visionário
Não nascemos apenas com fome. Também chegamos ao planeta sedentos por novidades. Somos por natureza famintos e curiosos. Não é por acaso que a humanidade produz alimentos em grande escala e faz descobertas fantásticas. A pesquisa é uma inquietude. Mas não basta apenas obter novos conhecimentos, pois é necessário propaga-los. O inquieto agrônomo Gilberto Borges fez exatamente isso, divulgando e colocando em discussão as novidades da agricultura. O Gigi, que praticamente batia ponto em nossa redação, estava sempre carregando novas ideias. Suas visitas propiciavam um desfile de informações sobre agricultura e ecologia. Unindo a terra às letras, ele pulverizou o plantio direto pelo Brasil e outros países. Precocemente, Gilberto Borges se foi. Mas como era um visionário, além do que já havia semeado, também nos deixou muitos insumos. Um desses é a Expodireto, com reflexos regionais diretos e repercussão internacional. Olhando lá na frente, a feira foi concebida com uma proposta que carrega a dinâmica da transmissão de conhecimentos. Certamente, Gigi espalhou um punhado do fertilizante da inquietude sobre a Expodireto.

A Razão

Fiquei triste ao saber do encerramento da publicação do jornal santa-mariense A Razão. Com quase 83 anos, iniciou pelas mãos dos Diários Associados, maior conglomerado nacional de mídia da época. Em 1982 o jornal foi adquirido pela família De Grandi, ampliando seus laços com a comunidade. Em 1988, o jornal passou pela morte trágica de seu diretor Luizinho De Grandi. Sua esposa Maria Zaira De Grandi, que assumiu o comando, faleceu há três anos. A Razão tinha fortes raízes com Santa Maria e região. Muitos nomes das letras rio-grandenses passaram por A Razão, dentre tantos, cito os amigos Tau Golin e Claudemir Pereira.

Contagem regressiva
Ranzinzice minha, mas não podemos nos esquecer da baderna institucionalizada nas noites passo-fundenses. Então, para que ninguém esqueça, vamos lembrando que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas foi aprovada. E sem aquelas emendas que transformavam o vinho em água. Há 11 dias a nova lei foi encaminhada para regulamentação. Há um prazo de 180 dias para isso. Ou melhor, agora são 169 dias. Mas, cá entre nós, é muito tempo. Será que existe algum medicamento para acelerar esse processo? Como diria um conhecido narrador esportivo, “o cronômetro está correndo, correndo...”.


Última chamada
No próximo sábado, daremos adeus a Avianca Brasil em Passo fundo. A empresa pousou no Lauro Kourtz ainda como Ocean Air. Por aqui operou com os aviões Brasília, Fokker 50, Fokker 100 e Airbus A-318. Neste dia 11 de março, às 14h40, a decolagem do voo 6179 encerrará as atividades da Avianca em Passo Fundo. Se tivéssemos um (outro!) aeroporto que comportasse aviões maiores, isso não ocorreria. Mas persiste a filosofia dos remendos.

--------------
Trilha sonora
A Irlanda nos brindou com a cerveja Guinness, o whiskey Jameson e a banda U2 que, em 1987, lançou With Or Without You

Use o link ou clique o QR code
http://migre.me/wboOQ

 

Gostou? Compartilhe