OPINIÃO

Fatos 07.03.2017

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Negócios e política

O primeiro dia da Expodireto Cotrijal foi carregado de mensagens políticas, cumprindo a tradição que sempre marcou a abertura da feira. Palco de negócios que servem de termômetro para o momento econômico, a Expodireto costuma ser espaço de grandes discussões políticas que envolvem a cadeia produtiva. E foi logo no começo. O discurso de Nei César Mânica falou do momento econômico, da pior crise vivida pelo país, da necessidade de reformas e da urgência da retomada da dignidade do país. Mânica elogiou a coragem do governador José Ivo Sartori ao quebrar paradigmas e realizar as reformas necessárias ao Estado. "O senhor vai transformar o Rio Grande trazendo esperança para o futuro das próximas gerações", disse. Logo em seguida foi a vez do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que falou sobre a reforma trabalhista e a necessidade de garantir segurança jurídica a empregadores e empregados. Nogueira disse ter certeza que o Congresso Nacional saberá responder positivamente às reformas. Mais tarde detalhou a reforma à lideranças cooperativas.

Trocadilho

Além do bom humor característico do governo, que gosta de fazer piada e trocadilhos, Sartori não deixou passar a oportunidade de fazer a relação do setor produtivo com as medidas que o seu governo adotou para o saneamento do Estado. Lembrou que, durante a campanha eleitoral, disse que iria fazer o que precisasse para equilibrar as finanças do Estado e que, na maioria das vezes, o remédio é amargo. “Quem não planta mudanças e transformações não terá uma boa colheita lá adiante. Sem semente não tem produção. Não podemos ficar apegados a interesses individuais e momentâneos”, frisou.

Piada

Na coletiva de imprensa um jornalista questionou o governador sobre o protesto de professores na entrada do Parque. “Os professores lhe chamaram de caloteiro”, disse o jornalista. “Caloteiro é quem faz calota e eu não faço calota”, respondeu o governador.

Espaço

Ex-prefeito de Victor Graeff, Flávio Lammel, deixou o PDT e ingressa no PTB. Vai concorrer a deputado estadual em 2018, aproveitando espaço que será deixado por quatro deputados estaduais do novo partido, que disputarão vaga à Câmara dos Deputados. Também deve aproveitar o potencial de Sérgio Zambiasi, que deve retornar à vida pública na próxima eleição.

Foto

O deputado Juliano Roso, PCdoB, não participou da composição da mesa de autoridades na abertura da Expodireto. Manifestou apoio a Feira, mas preferiu ficar fora da foto oficial. Mais do que incompatibilidade ideológica, alegou discordar da gestão do governo.

Representação

O vice-prefeito de Passo Fundo João Pedro Souza Nunes, representou o prefeito Luciano Azevedo na abertura da Feira. Esteve acompanhado do secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa.

 

 

Gostou? Compartilhe