Canalização da Sanga da Lucas Araújo

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em fevereiro do ano passado, a Prefeitura de Passo Fundo deu início às obras de canalização da sanga da Lucas Araújo. A intervenção, que era uma reivindicação de décadas por parte dos moradores, foi anunciada quando o Programa Prefeitura Bairro a Bairro foi realizado naquela região. As ações começaram no dia 10 de fevereiro de 2016. Na época, as pessoas viviam em meio à lama, o mau cheiro e o constante risco de ver a água invadir suas casas em dias de chuva.

Hoje, pouco mais de um ano depois do início das obras, a realidade é totalmente diferente. A obra, que foi um projeto conjunto das Secretarias de Planejamento e de Obras, compreendeu a execução de canal fechado em concreto (galerias) no trecho localizado internamente no quarteirão formado pelas ruas Minas Gerais até Nossa Senhora das Graças. 

Carine Oliveira de Matos, dona de casa de 35 anos, mora no local desde que nasceu e convivia com os problemas causados pela sanga. “Antes, sempre tinha problema. Toda vez que chovia, alagava tudo. Aconteceu uma vez de ficarmos com água até a cintura. Perdemos tudo. A enxurrada levou as roupas, documentos e estragou todos os móveis. E em dia de chuva não dava nem pra mandar as crianças pra escola, porque não tinha como sair daqui”, conta. Agora, a situação é bastante diferente: “hoje está bem melhor. É outra coisa. Não temos mais medo de que alague e podemos caminhar por aqui sem problema e dá até para as crianças brincarem fora de casa”, comemora a moradora.

No local, foram feitos os serviços de drenagem, sistema de esgotamento e sanitário e construção de canais. Além disso, a obra compreendeu um dissipador de energia no início da galeria para diminuir a velocidade das águas pluviais e um canal retangular fechado em aduelas de concreto. Também foi construído um sistema de tratamento de esgoto doméstico para as residências do entorno. “Era uma obra esperada e necessária para esta comunidade há muitos anos. Foi complexa quanto ao planejamento e sua execução, mas de imprescindível valor para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, que estão tendo melhores condições de saneamento neste espaço recuperado e que devolvemos à comunidade”, ressalta o prefeito Luciano Azevedo.

Gostou? Compartilhe