Na última semana, os profissionais da rede municipal de Educação participaram da primeira atividade da formação continuada deste ano promovida pela Secretaria de Educação. A palestra, ministrada pelo mestre em Neurociência, Alexandre Paim de Oliveira, que falou sobre como superar as dificuldades de aprendizagem, também marcou o início oficial do ano letivo na rede, embora as aulas já tenham começado em fevereiro.
A cerimônia de abertura, realizada no Centro de Eventos da UPF, contou com a presença do vice-prefeito João Pedro Nunes, do secretário de Educação, Edemilson Brandão, e teve ainda as manifestações das direções do Simpasso e do Centro Municipal de Professores (CMP). “Essas palestras fazem parte da formação que é mantida não somente como política pública, não só por lei, mas com olhos numa formação de alto nível”, ressaltou Edemilson, que aproveitou o momento para também desejar um bom ano letivo e todos os professores e demais profissionais das escolas.
Conforme o vice-prefeito João Pedro, investir em educação é investir no poder transformador que ela tem na sociedade. “E para que essa educação seja realmente transformadora, é preciso que se invista na formação dos professores. É preciso promover o processo de conhecimento, de busca do saber, que é o que está sendo feito aqui”, salientou. Conforme a coordenadora pedagógica da secretaria, Marla Debastiani Maffi, “mais que uma exigência legal, esta é uma oportunidade dos professores ampliarem seus conhecimentos. É um subsídio para manter os profissionais da área da Educação sempre atualizados”, explicou.
O evento, que aconteceu nos turnos da manhã e tarde também serviu para que fosse feita a entrega das agendas confeccionadas pela Secretaria de Educação para professores e diretores. O momento foi ainda de reencontro entre os profissionais que atuam na rede, que antes da palestra, puderam assistir às apresentações de alguns dos grupos do Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, que oferece oficinas gratuitas em parceria com a secretaria.