A semana começou com uma surpresa para uma gestante de 31 anos. Na manhã desta segunda-feira (13), por volta das 6h30, o Samu recebeu um chamado na rua Uruguai, próximo ao CTG Lalau Miranda. Ao chegar no local, a equipe encontrou uma mulher que já havia entrado em trabalho de parto. O bebê estava em situação de sofrimento fetal, com hipotermia, dificuldade respiratória e com vias aéreas parcialmente obstruídas, conforme os socorristas que atenderam a ocorrência, Lucimar Santos e Rodrigo Gracik.
O atendimento começou a ser prestado na unidade móvel. “Aquecemos o bebê, ofertamos oxigênio e estabilizamos ele. A princípio a mãe disse que só seria uma criança e que não havia feito pré-natal. Os dois estavam bem, e estávamos levando eles até o Hospital da Cidade, que era o mais próximo”, de acordo com Lucimar. Quando nos aproximamos à rampa, do HC, veio a surpresa: a mulher voltou a ter contrações. Não era um bebê, mas gêmeos. A equipe do HC se deslocou até a ambulância e auxiliou os socorristas no segundo nascimento. O primeiro bebê foi encaminhado até a emergência ao tempo que a outra criança nasceu e passou pelo mesmo procedimento.
“Conseguimos reverter. Os dois nasceram com riscos, mas conseguimos conduzir a mãe e os dois bebês com segurança para a conduta hospitalar. Ambos estão em situação estável, mas que exigem cuidados por se tratar de uma gestação que não foi feito pré-natal e por nascerem prematuros, oriundos de 28 semanas, ou seja, 7 meses”, comemora a socorrista. Como os meninos nasceram com peso baixo, um com 1,5 kg e o outro com 1,8kg, foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal até que atinjam o peso adequado. A mãe dos gêmeos também foi internada e nos próximos dias deve receber alta.