A manhã desta quarta-feira (15) iniciou com paralisação do magistério municipal, estadual e de outras categorias no centro de Passo Fundo. A concentração se formou na Praça do Teixeirinha. Os trabalhadores do Sindiurb aderiram ao protesto contra a reforma da previdência e trancaram os portões da Colerurb. Os que não participaram, ficaram pelo lado de dentro da empresa. A decisão foi tomada em assembleia. Em decorrência disso, o transporte coletivo de Passo Fundo não circulou durante a manhã e não circula durante a tarde. O Sindiurb informou que uma nova assembleia será realizada por volta das 17h30min de hoje, quando os funcionários do turno noturno irão decidir entre aderir à paralisação ou retomar o trabalho.
No início da tarde, professores de instituições municipais, estaduais e particulares se reuniram mais uma vez na Praça do Teixeirinha, para ministrar uma aula pública, esclarecendo as mudanças previstas na reforma da previdência. Além da aula, o ato permanece na Avenida Brasil durante toda a tarde. A via sentido Centro – Boqueirão foi trancada pela Guarda Municipal de Trânsito e deve ser liberada somente quando a manifestação chegar ao fim. Embora o trânsito esteja liberado nas vias paralelas, há congestionamento.
Também participaram do manifesto, durante a tarde, trabalhadores dos Correios, Polícia Civil, Centro Municipal de Professores (CMP), Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (CPERS), Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe) e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijus).
*Matéria atualizada às 16h35min