Prefeitura entrega novo caminhão para associações de recicladores

Por
· 1 min de leitura
Entrega foi feita pelo prefeito Luciano AzevedoEntrega foi feita pelo prefeito Luciano Azevedo
Entrega foi feita pelo prefeito Luciano Azevedo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo realizou na manhã dessa quarta-feira (15) a entrega de um caminhão para ser utilizado pelas cooperativas de recicladores que atuam na separação de materiais recicláveis no município. 

A entrega foi feita pelo prefeito Luciano Azevedo, em frente ao galpão da Cootraempo, no bairro Santa Marta. “É parte do nosso esforço para ampliar as condições de trabalho de reciclagem dos grupos, buscando mais rendimentos, aumento da produtividade e até de novos trabalhadores cooperados para participar das associações”, destacou o prefeito.

A compra do caminhão foi aprovado pelo Conselho do Meio Ambiente ainda em 2016. Serão beneficiadas as três cooperativas, AAMA, Arevi e Cootraempo, que juntas possuem cerca de 25 cooperados que trabalham na separação de materiais reciclados. O valor do caminhão adquirido e equipado com baú foi de R$ 110 mil, proveniente de recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente, criado para receber a fonte de recursos das multas ambientais e taxas do licenciamento. 

Para a recicladora Madalena Teodoro, o novo caminhão chegou em boa hora. “Estávamos só com dois, e um deles dividia o tempo com duas associações. Agora, cada um tem o seu. Nossa expectativa de aumentar nossa renda ficou mais fácil. Mais um caminhão, mais resíduos reciclados”, afirmou Madalena.
 
A Prefeitura de Passo Fundo ainda possui um convênio com as cooperativas que repassa recursos para pagamento de motorista, combustível e manutenção desse caminhão e dos outros dois veículos que são utilizados na coleta seletiva solidária, onde os recicladores coletam nos mais de 400 pontos cadastrados.

"A concessão de mais um caminhão para as cooperativas contribuirá para o trabalho dos recicladores aumentando a porcentagem de material reciclado e a renda dos trabalhadores colocando assim em prática um dos objetivos do Plano Municipal de Resíduos Sólidos", disse o secretário de Meio ambiente, Rubens Astolfi.

Gostou? Compartilhe