Acadêmicos participam de trote solidário

Atividade reuniu 180 estudantes de Medicina em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Atividade continua neste sábadoAtividade continua neste sábado
Atividade continua neste sábado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Acadêmicos do curso de Medicina lotaram o Hemopasso e o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, nessa sexta-feira (17). Eles participam do Trote Solidário, uma iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS). O primeiro dia de atividades envolveu doação de sangue nas duas instituições de saúde. A programação prossegue neste sábado (18), com a arrecadação de alimentos não perecíveis em oito supermercados da cidade. Os grupos estarão identificados com camisetas do projeto na frente dos estabelecimentos, distribuindo folders e conversando com os clientes.

O Trote Solidário envolve 14 cursos de Medicina de oito cidades do Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, participam estudantes da Universidade de Passo Fundo, IMED, e Universidade da Fronteira Sul, totalizando aproximadamente 180 alunos.Diretor do NAS/SIMERS, Fábio Herrmann, afirma que a organização acontece em parceria com as turmas de veteranos das faculdades de Medicina. A preparação, reuniões e definições das ações, iniciou em outubro do ano passado. Segundo ele, os alimentos doados pela comunidade de Passo Fundo neste sábado serão recolhidos e distribuídos pelo Banco de Alimentos, para comunidades carentes do próprio município.

Na edição de 2016, o Trote Solidário contabilizou 832 bolsas de sangue, que beneficiou mais 3,3 mil pessoas. (cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas) e arrecadou 34,6 toneladas de alimentos não perecíveis. “Estamos registrando um aumento a cada edição, esperamos superar os números aqui em Passo Fundo nestes dois dias” afirma.

Gostou? Compartilhe