Passo Fundo recebeu na manhã de ontem a entrega de uma importante obra para a comunidade. A nova Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari, na Vila Luiza, concentra inovações do projeto à execução da obra que resultarão em um ambiente modelo de aprendizagem. Em um espaço com capacidade para atender até 500 crianças de zero a cinco anos tudo leva à convivência, diversão e ao aprendizado.
Ainda na fase de projeto da escola-modelo, crianças foram ouvidas para que a equipe responsável pudesse saber como seria a escola que elas desejavam. Para isso foram buscados modelos de trabalhos similares em escolas de diferentes países, bem como outras referências. O projeto desenvolvido pela arquiteta e urbanista Karine Knob Battisti, secretária de Inovação e Captação de Recursos, preza pelo conforto e pela segurança. Os amplos ambientes permitem que as crianças circulem pela escola em trajetos que facilitam a mobilidade. Além disso, a integração entre os espaços é um dos destaques da obra.
O secretário de Educação, Edemilson Brandão, explica que o prédio busca sempre estimular a perspectiva das crianças, por isso, ao invés de muros, as salas de aulas são repletas de janelas. Os vidros espelhados impedem que as pessoas de fora vejam o que acontece no interior da escola, por outro lado, as crianças conseguem ver a rua e o que acontece no entorno delas, não somente dentro da escola. “A nossa escola não perde em nada para escolas do exterior. Talvez até ganhe, porque em muitos lugares não há professores com a qualificação que temos aqui”, compara.
Energia solar e reaproveitamento da água
A nova escola conta com estratégias para captação e reaproveitamento da água da chuva, placas fotovoltaicas que captam a energia solar e a transformam em energia elétrica, espaços com iluminação e ventilação natural, brises que servem para controlar a incidência da luz solar, e telhas com isolamento térmico e acústico que proporcionam maior conforto às crianças e economia.
Parceria público-privada
Ela foi construída por meio de uma parceria inédita. Ela é a primeira entregue por meio de uma operação urbana de permuta onerosa, em troca de uma área que não estava sendo utilizada pelo município. A parceria foi feita com a Comercial Zaffari e a obra foi executada pela construtora Bolsa, ambas empresas do município. Durante a inauguração da obra, o prefeito Luciano Azevedo destacou a importância de valorizar empresas que tenham o comprometimento com a cidade e também criticou pessoas que foram contra a execução da obra. “Esta é a escola mais moderna, mais bonita, mais inovadora e mais coletivamente construída que Passo Fundo já teve”, destacou.
A Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari é a 16ª entregue nas gestões do prefeito Luciano. Outras quatro ainda devem ser entregues. Ela conta com 11 salas de aula ou multifuncionais, refeitório, auditório, plataforma elevatória para acessibilidade, terraço com escorregador, rampa de escalada, pátio interno e praça externa com academia ao ar livre e recinto para os pais.
Nome
O nome da escola homenageia o empresário passo-fundense André Zaffari, conforme lei municipal nº5.237, de 9 de janeiro de 2017. Ele foi homenageado por ter sido um grande empreendedor, com visão de futuro, dedicação e sabedoria.
Inscrições abertas
As inscrições serão feitas na própria escola, localizada na Rua Coronel Gervásio Annes, esquina com a Rua Ismael de Quadros, em frente ao CAIS. O atendimento será de 21 a 31 de março, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. No dia 31 de março haverá plantão das 8h às 16h. São necessários os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento da criança, cópia de identidade e CPF dos pais ou responsáveis legais e comprovante de endereço em nome dos pais ou responsáveis legais. A comprovação de endereço em nome dos responsáveis legais da criança é importante para que se possa aplicar o requisito de zoneamento.