Em 2017 Passo Fundo é palco das Jornadas Literárias, movimentação genuína da cidade e que tem como um dos principais objetivos formar leitores. A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski é um dos espaços onde acontece a formação desses leitores, por isso, a interação entre as propostas. Na última quinta-feira (23) foi o dia de apresentar o cronograma de atividades da Biblioteca Municipal e o novo modelo de Pré-Jornadinha para intensificar as movimentações literárias nas escolas municipais. O encontro aconteceu no Teatro Municipal Múcio de Castro e reuniu a equipe de diretores e coordenadores.
A Biblioteca entra em sintonia com as Jornadas Literárias e acaba sendo a ligação entre as escolas e a Pré-Jornadinha, realizada com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A 8ª Jornadinha Nacional de Literatura deve reunir 20 mil participantes do público infantil e juvenil. Todo um trabalho já vem sendo desenvolvido pelo Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, que coordena as atividades na Biblioteca.
“A oportunidade de fazer parte da Pré-Jornadinha e das Jornadas como um todo é de extrema importância. Estaremos em contato direto com as escolas, sendo referência na busca das obras indicadas e na preparação das atividades. Além da Biblioteca, todos os pontos de leitura do Núcleo estarão nessa mesma sintonia. A ideia é termos um agente literário em cada escola”, disse a coordenadora do Núcleo Livro, Leitura e Literatura do município, a professora Suzana Einloft. O Núcleo é ligada à Secretaria de Educação e conta com a parceria da Universidade de Passo Fundo (UPF).
A Pré-Jornadinha, bem como a Pré-Jornada, iniciam em abril e acontecem nos meses que antecedem a Jornada e a Jornadinha, por meio de encontros que promovem a movimentação cultural de grupos interdisciplinares de leitura para análise e interpretação das obras literárias cujos autores participarão da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura.
A coordenação da Jornada, composta pelos professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, enfatizou a importância do envolvimento das escolas no projeto das Jornadas Literárias. “A ideia é jornalizar a cidade e queremos jornalizar as escolas também, fazendo com que elas adotem esse projeto. Esses primeiros encontros têm como objetivo criar a figura do agente literário, que será o professor responsável por mobilizar a Jornada em cada escola, com a finalidade da formação prévia desse leitor, que vai culminar com o grande encontro nas tendas em outubro”, ressaltou a professora Fabiane.
A Pré-Jornadinha contará com a participação de professores da UPF, da Prefeitura de Passo Fundo e da 7ª Coordenadoria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, que atuarão como mediadores do conhecimento, auxiliando no desenvolvimento das atividades propostas no material de apoio que será constituído de atividades em meio digital, elaboradas para aplicação em salas de aula, na conexão via computadores e mobiles.
O encontro também serviu para falar sobre os projetos e atividades do cronograma da Biblioteca, o funcionamento das ações e a utilização das dependências pelas escolas. Os projetos que estão sendo realizados desde 2013, como o Literatura em Diálogo, Autor Presente e as Sacolas Literárias Itinerantes, bem como as visitações monitoradas, entre outros, irão conversar com as temáticas da Jornada.
A Jornada
As Jornadas Literárias são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. A 16ª edição conta com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8368.
Biblioteca: identidade visual
Durante o encontro foi apresentada a logo criada para a Biblioteca Municipal. A elaboração da logo foi feita pelos alunos do Curso de Jornalismo da UPF, que estagiaram por um semestre na Biblioteca. O projeto proposto pelo grupo ainda trabalhou o conceito de identidade visual do espaço.