Estarrecido
O presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque tem percorrido o país defendendo a candidatura própria à Presidência da República, em 2018. Ele próprio é um dos nomes cotados para a majoritária: se não for a presidente, pode ser ao governo do Estado. Atento a movimentação em Brasília, Beto se diz estarrecido com que o Congresso Nacional tem feito. O último dos absurdos, segundo ele, é a tentativa de emplacar a lista fechada nas próximas eleições. “Além de ser um gol contra, a lista fechada, neste momento, só esconde corrupto e safado” e poderá criar o que denomina de balcão de negócios dentro dos partidos se os critérios da ordem da lista não ficarem claros. Para o dirigente partidário, o melhor é que as eleições permaneçam no atual sistema e uma reforma política séria comece a ser desenhada, a partir do próximo mandato. “O que o país precisa é discutir questões que façam a diferença na vida das pessoas, como o escândalo do gasto dos juros que somam R$ 700 bilhões ao ano. Colocam a culpa na previdência, mas nenhum governo mexe na remuneração da dívida, cujo valor equivale a 35 anos de bolsa família”, pontuou.
Segurança
O vereador Luiz Miguel Scheis, PDT, vai convidar o prefeito Luciano Azevedo, PSB, para visitar o município de Canoas e conhecer o trabalho do delegado Ranolfo Vieira Junior à frente da Secretaria Municipal de Segurança. Ele implantou o Centro Integrado de Comando e Controle, através de um convênio entre a prefeitura e a Fundação Brigada Militar. O convênio permite reaproveitar policiais inativos para operar as 186 câmeras de videomonitoramento integrado com Guarda Municipal, Polícia Civil, Policiais Rodoviárias e Samu. A sala de operações também conta com um funcionário que monitora 34 grupos de WhatsApp, administrado pelos moradores das comunidades. Os índices levantados pelo vereador demonstram resultado positivo com o sistema: a criminalidade reduziu 56%, e as prisões em flagrante aumentaram.
Balanço
O deputado estadual Juliano Roso, PCdoB, reúne assessores do gabinete em Passo Fundo, desde sexta-feira, para avaliar o mandato e estabelecer metas. A convite do deputado, conversei com a equipe por cerca de 40 minutos. O assunto: comunicação e política, dois temas afinados e que passam por transformações profundas. Neste sábado, a equipe participa do almoço em comemoração aos 95 anos do partido, no CTG Osório Porto.
Filiação
O diretório do PSOL de Passo Fundo realizou uma ação no final da tarde de sexta-feira, no centro da cidade. Acompanhado de uma das maiores lideranças do partido, a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Melchionna, a mais votada na Capital, os dirigentes locais distribuíram panfletos da campanha de filiação do partido.
Faixa exclusiva
A Associação dos Moradores do Centro, apoiada pelo vereador Rafael Colussi, DEM, protocolou uma sugestão ao prefeito Luciano Azevedo, para que o projeto que vai remodelar a Avenida Brasil, contemple uma faixa exclusiva para ônibus, entre o Instituto Educacional e o Bom Conselho. A Amac está propondo uma quebra de paradigmas. Um corredor exclusivo para ônibus não implicaria em aumento de custo, apenas a delimitação da faixa, com a retirada de estacionamento.