As atividades em alusão ao Mês da Mulher seguem na rede municipal de saúde. Foi promovida de forma experimental uma oficina de arteterapia no Centro de Referência de Saúde da Mulher. O encontro aconteceu na última semana e contou com a participação das mulheres que recebem atendimento no local.
Para o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, “a atividade é mais uma ferramenta que ajuda a trabalhar diversos aspectos importantes que aparecem nos atendimentos diários”. O objetivo do encontro foi proporcionar para as usuárias dos serviços um momento de reflexão, autoestima, confiança e sensibilidade.
Entre as atividades práticas desenvolvidas, as participantes fizeram a confecção de uma flor e trabalharam a simbologia da figura. A arteterapia é um recurso terapêutico que ajuda a explorar sentimentos e instituir uma comunicação entre profissional e paciente. Com o suporte de materiais diversos, as representações artística trabalham em benefício da saúde, sendo uma prática cada vez mais utilizada.
Com os resultados positivos do projeto-piloto, as oficinas terão continuidade. A partir de abril, o Centro realizará novas aulas de arteterapia para as usuárias.