OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Reforma da Previdência

Em discussão na Câmara dos deputados desde dezembro do ano passado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287), que trata da reforma da Previdência Social, será tema da primeira reunião-almoço do ano promovida pela Acisa de Passo Fundo. Realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Passo Fundo, o evento será na próxima terça-feira, 28 de março, e terá o formato de painel. Foram convidados para discutir sobre o assunto o especialista em previdência social e vereador, Fernando Rigon, o integrante da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Diego Portela, e o contador e vice-presidente financeiro da Acisa, Sérgio Luiz Rossetto. A atividade será na sede da Acisa, a partir das 11h45. Os ingressos custam R$ 60,00 para associados da entidade e R$ 70,00 para não-sócios e podem ser retirados antecipadamente. Mais informações pelo telefone (54) 3311-1300.

Saúde da Mulher I

As atividades em alusão ao Mês da Mulher seguem na rede municipal de saúde. Foi promovida de forma experimental uma oficina de arteterapia no Centro de Referência de Saúde da Mulher. O encontro aconteceu na última semana e contou com a participação das mulheres que recebem atendimento no local. 
Para o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, “a atividade é mais uma ferramenta que ajuda a trabalhar diversos aspectos importantes que aparecem nos atendimentos diários”. O objetivo do encontro foi proporcionar para as usuárias dos serviços um momento de reflexão, autoestima, confiança e sensibilidade. 

Saúde da Mulher II

Entre as atividades práticas desenvolvidas, as participantes fizeram a confecção de uma flor e trabalharam a simbologia da figura. A arteterapia é um recurso terapêutico que ajuda a explorar sentimentos e instituir uma comunicação entre profissional e paciente. Com o suporte de materiais diversos, as representações artística trabalham em benefício da saúde, sendo uma prática cada vez mais utilizada. Com os resultados positivos do projeto-piloto, as oficinas terão continuidade. A partir de abril, o Centro realizará novas aulas de arteterapia para as usuárias.

Exposição I

Acompanhar as transformações do mundo, sem esquecer o passado. A principal característica das Jornadas Literárias se transformou em tema de exposição. A mostra, que pode ser conferida na entrada do prédio da Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF), faz parte do projeto Jornadas em Ação e foi criada a partir de acervo, mostrando ao público os cartazes e alguns dos materiais de divulgação da Jornada Nacional de Literatura e da Jornadinha Nacional de Literatura. 

Exposição II
De acordo com a coordenadora do curso de Artes Visuais e organizadora da exposição, Mariane Loch Sbeghen, a ideia foi criar uma espécie de lançamento das Jornadas para a academia. “É como se a gente já estivesse realizando a festa da Jornada dentro da UPF”, disse. A exposição também marca o início de um circuito que acontecerá a partir de agora até outubro, quando serão realizadas as edições deste ano das Jornadas Literárias. Quem quiser visitar e conhecer o acervo tem até a metade do mês de abril.

Apae recebe alimentos

A Apae recebeu, na sexta-feira, a doação de alimentos que foram arrecadados no 7º Circuito HO de Corrida e Caminhada, realizado no dia 19 de março. Foram recebidos 533 kg de arroz, 336 kg de farinha de trigo, 95 kg de farinha de milho, 92 kg de açúcar, entre outros produtos. A Apae agradeceu ao diretor executivo do Hospital Ortopédico (HO), Alexandre Froes Michelin, a Supervisora Operacional, Aline Sander Skonieski e a Dra. Carolina M. Sampaio, responsáveis pela organização do evento. A instituição também reconhece o serviço prestado por 17 voluntários que auxiliaram na ação. Os alimentos foram recebidos pela presidente da entidade, Estelamar Roani.

Pedágio Solidário 

O Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc), órgão da Universidade de Passo Fundo (UPF) vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), promove o 3º Pedágio Solidário. A atividade será realizada no sábado, dia 8 de abril, das 9h às 18h, como uma das ações relacionadas ao Projeto Acampamento da Criança com Diabetes. O Pedágio tem como objetivo captar recursos para a quinta edição do Acampamento, que será realizada no mês de novembro, no Campus I da UPF. 

Gostou? Compartilhe