OPINIÃO

A calvície e os processos milionários nos EUA

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma das mais importantes marcas de produtos de beleza do mundo vive momentos turbulentos em decorrência das reclamações de consumidores. A americana Wen Hair Care está com a imagem abalada desde que 400 consumidoras norte-americanas ingressaram com ações judiciais porque os produtos da marca estariam causando calvície. Os principais produtos causadores de perda de cabelo são um shampoo e um condicionador.  Atrizes famosas fazem propaganda para a marca, como Brooke Shields, Alyssa Milano e Angie Harmon. A ação coletiva busca uma indenização no valor de US$ 26 milhões. A Wen Hair Care se defende na justiça dos Estados Unidos e já se manifestou publicamente alegando que “todos os seus produtos são de excelente qualidade e que para evitar que os casos isolados tomem proporções ainda maiores, optou por fazer acordo com as consumidoras que entraram na justiça contra a marca”. 

Recall do Ford e Honda

A Ford anunciou recall devido a problemas com o airbag do lado do motorista no Edge, modelos 2016 e 2017, com números de chassis (oito últimos dígitos) de GBB00136 a GBC46293 (2016) e de HBB00014 a HBB48101 (2017). No comunicado oficial, a empresa informa que “variações no processo de produção do módulo do air bag frontal do motorista podem ocasionar o acionamento irregular do mecanismo” e “este defeito, no caso de uma colisão do veículo, pode causar danos no motorista”. Outra empresa que está intensificando a convocação de recall, partindo, inclusive, para comerciais nas redes de televisão, é a Honda, para os modelos Fit, City, Civic, Accord e GL 1800 Gold Wing. A grande preocupação das fabricantes de veículos é que, segundo pesquisas das próprias marcas, apenas um terço dos proprietários de veículos atendem aos chamados de recall.

Energético suspenso

A fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes da bebida Dopamina Mindful Drink, de 269 ml, sob licença da Cervejaria Cidade Imperial Petropolis e fabricada pela Newage foi suspensa pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A base de taurina e cafeína a bebiba foi suspensa pela ANVISA por conter tirosina, uma substância aminoácida que exige avaliação de órgão especial para ser liberada. A fabricante alega que não há provas de que o produto cause danos à saúde humana, mas apesar das explicações, o produto está suspenso em todo o país.

FRAGMENTOS

- A Associação Brasileira de Cirurgia e Restauração Capilar estima que 25 milhões de brasileiros sofrem com a calvície. O número elevado permite que o setor de cosméticos, implantes capilares e produtos contra a calcívie esteja em ritmo acelerado mesmo no período de crise no Brasil, segundo a ABCRC. Os homens são os principais consumidores.

- Uma pesquisa realizada pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – confirmou que no mês de janeiro de 2017 foi registrada uma queda no número de assinaturas de consumidores com as TVs a cabo. A queda foi de 95.161 assinantes. O total de assinaturas no país é de 18.605.152. A diminuição está relacionada à crise dos consumidores brasileiros.

Gostou? Compartilhe