OPINIÃO

Fatos 30.03.2017

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tucanos

Conversando ontem com algumas lideranças do PSDB, há um entendimento de que o cancelamento das eleições que definiria os novos dirigentes locais, foi um ato extremo. O assunto poderia ter sido resolvido internamente. O que houve, de fato, foi que a chapa 1, integrada pelo vereador Mateus Wesp, pediu a impugnação da chapa 2 por observar que a assinatura do vereador Fernando Rigon, não coincidia com a registrada em cartório. Foi nomeado um relator para dar um parecer, no caso Daltro Wesp, que optou pela impugnação. O parecer foi examinado por uma comissão que votou contra o relatório. A chapa 1, porém, resolveu recorrer à Comissão Provisória Estadual do partido. Isso, numa sexta-feira, dois dias antes da eleição que seria no domingo. Obviamente que a Comissão Estadual não teve tempo hábil para dar um parecer a respeito e, por isso, a eleição foi cancelada. Portanto, não há chapas impugnadas e elas poderão voltar a disputar assim que houver decisão na esfera estadual. Unidade partidária, definitivamente, não é o forte do PSDB local.  

Discussão ampliada

O debate em torno do pedagiamento da BR 386 deve se estender no mês de abril. A informação foi passada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos a dois parlamentares gaúchos em audiências distintas: Jerônimo Goergen, PP, e Gilmar Sossella, PDT. Para Jerônimo, porém, o diretor destacou que se não houver um entendimento entre as comunidades que margeiam a rodovia, o plano de concessão pode ser cancelado. A ANTT também joga com as armas que tem, tentando pressionar a aprovação do projeto original, que não é o melhor e nem o mais adequado. Ninguém é contra o pedágio, desde que ele não seja abusivo e que não se torne arrecadatório sem perspectiva de fazer a obra mais importante que é a duplicação. É isso que a sociedade está debatendo e quer mudar.

Espaço

Lideranças do PSB estadual foram à Assembleia Legislativa prestigiar a deputada Liziane Bayer, primeira mulher do partido a assumir a Presidência do Legislativo gaúcho. Na ocasião, uma avaliação rápida sobre a presença do partido no Parlamento, a relação com o governo e o futuro em 2018. O PSB que estava com duas secretarias no governo Sartori, ficou com uma, depois da fusão das pastas do Trabalho e Justiça e Direitos Humanos. Agora poderá voltar a ter duas, já que o PDT vai deixar a secretaria de Obras.

Visita

O presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque está em Passo Fundo desde ontem. No final da tarde visitou o Jornal O Nacional acompanhado do presidente municipal do partido, Alexandre Rodrigues e do assessor Fernando Muller. O atual momento do país, futuro político e andanças pelo Brasil são alguns dos assuntos da entrevista que fizemos com ele. Tudo estará na edição do fim de semana.

 

Gostou? Compartilhe