Não existe bebida melhor para acompanhar um chocolate ou uma boa sobremesa do que a cerveja. Ela ainda pode ser usada como ingrediente do seu doce favorito
Chocolate ama uma cerveja escura. Se você ainda não experimentou chocolate (branco, amargo, ao leite) com uma bela cerveja você não sabe o que está perdendo.
O chocolate pode vir em sua forma pura ou ainda em sobremesas deliciosas. Você inclusive pode usar chocolate na receita da sobremesa, ou também experimentar versões de chocolates com diferentes estilos de cervejas. Tudo absolutamente delicioso, eu garanto.
Para acompanhar o chocolate em suas mais diferentes formas pense em Imperial Stouts, Imperial Porters, Barley Wines e Dark Strong Ales. Pense em cervejas que tenham notas tostadas que remetem a chocolate. Pense em cervejas com notas de frutas secas. Pense também em cervejas envelhecidas em madeira que recebem notas de côco e baunilha. Se a sobremesa for doce e combinar com frutas, pense em fruit beers mais ácidas. O equilíbrio é fantástico.
Separei algumas sugestões deliciosas para acompanhar os presentes de Páscoa ou quem sabe ser o próprio presente.
Tupiniquim Monjolo Floresta Negra
A tradicional Monjolo Imperial Porter levou adição de cacau, favas de baunilha e muita framboesa. O resultado? Uma torta Floresta Negra.
Tupiniquim Manjar Negro
A base é uma Imperial Stout com adição de côco. Sobremesa líquida.
Tupiniquim Pecan Imperial Stout
Imperial Stout com adição de nozes pecã, medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas. Irresistível!
Seasons Cirilo Coffee Stout
Pra quem gosta de um bom café para acompanhar a sobremesa esse clássico da Seasons leva adição de Café do Mercado.
Irmãos Ferraro Nera Reale Stout Cioccolato
Stout com notas de chocolate meio amargo e café.
Brigadeiro de cerveja
1 lata de leite condensado
2 col. de sopa de chocolate em pó (40% cacau)
1 col. de sopa de manteiga sem sal
1 xíc. de cerveja escura (porter, imperial porter, stout, imperial sout)
Em uma panela, coloque a cerveja em fogo alto e a reduza à 1/3, desligue o fogo. Na sequência, junte os demais ingredientes, mexa até ficar homogêneo. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar. Estará pronto quando o brigadeiro de cerveja desgrudar totalmente do fundo da panela. Jogue a massa em um refratário untado. Leve à geladeira, quando a massa estiver gelada, com as mãos untadas, faça bolinhas e passe no confeito de preferência.
Se quiser usar esse brigadeiro em coberturas ou recheios, basta deixar um ponto antes do brigadeiro de enrolar, assim a massa estará mais maleável e não precisa levar à geladeira antes de usar.
Experimente harmonizar com a própria cerveja da receita, e uma dica, não use cerveja que você não beberia, ideal usar uma cerveja de qualidade! Aprecie sem moderação!
Receita de brigadeiro de cerveja do blog Comer, Beber & Harmonizar (www.comerbeberharmonizar.com.br).