‘A pontezinha em São José do Buraquinho’
O investimento em infraestrutura no Brasil e feito, em boa parte, através de verbas parlamentares. Esse dinheiro serve para construir uma ‘pontezinha’ em ‘São José do Buraquinho’, porque é o nicho eleitoral do parlamentar. A ponte de ‘São José do Buraquinho’ não vai resolver o problema de logística do país, mas vai reeleger o deputado. A ilustração fez parte da palestra do empresário Paulo Menzel, que é conselheiro da Fiergs na área de logística, durante o Logistech, realizado na sexta-feira em Passo Fundo. Ele resumiu o que acontece no Brasil. Um país que voltou ao patamar econômico de 2002, perdendo 15 anos de desenvolvimento. Os culpados? Todos nós. A sociedade que elege o político corrupto, irresponsável e que não tem compromisso com o todo, mas com o seu próprio umbigo e interesses particulares. “Se não mexermos na política, não vamos a lugar algum”, disse. Os números apresentados por Menzel, resultado de muitos anos de trabalho, através de suas empresas, são estarrecedores. Pesquisa sobre qualidade de infraestrutura entre 10 países, por exemplo, o Brasil é o 10º e entre 142, o país aparece na 104ª posição.
Ineficiente
Os modais não se conversam. Num sistema eficiente, o trem deveria levar a carga até o caminhão, que segue até o Porto e continua pelo rio ou mar. No Brasil, as precárias rodovias absorvem a quase totalidade do sistema de carga do país. Inviável. Só para se ter uma ideia deste custo, um pneu de caminhão roda 200 mil Km no Brasil. Nos Estados Unidos, 500 mil Km.
Ausências
O Logistech não é um evento reivindicatório. É um espaço que congrega todas as forças envolvidas para troca de informações e momento para articulações. É o espaço para organizar ações. Lamentavelmente, algumas lideranças do processo não entenderam a mensagem. Algumas ausências foram observadas. A Fiergs entendeu a importância deste debate e já anunciou que estará junto com a UPF no próximo ano.
Entendimento
A convite da Prefeitura, a diretoria do Sinduscon esteve reunida nesta sexta-feira com o prefeito Luciano Azevedo. Em pauta, a lei aprovada pela Câmara Municipal que trata da regularização das edificações construídas em desacordo com o Plano Diretor e Código de Obras do município. O Sinduscon e a administração municipal têm a visão de que a lei deve ser regulamentada prevendo altos valores para as regularizações. Em 60 dias, o Município deve apresentar a proposta de regulamentação ao Sindicato.
Segurança
Por iniciativa do gabinete, o vereador Márcio Patussi, PDT, vai realizar uma reunião com os comandos do CRPO e BOE para esclarecer informação de que o Batalhão de Operações Especiais estaria deixando a cidade até o fim do ano. Reunião será às 9h na Câmara.