A partir desta terça-feira, dois espetáculos gratuitos prometem preencher com bom humor algumas escolas públicas de Passo Fundo. A intenção é incentivar a união entre educação e cultura, fomentando o gosto pelo teatro desde a infância. Ambos os espetáculos fazem parte da já consolidada Mostra Sesc de Teatro, que vem movimentando a cena cultural do município desde a última semana, com atividades diárias, voltadas a diferentes públicos.
Os espetáculos em questão são “ETC” e “Valdorf”, oferecidos às escolas por meio de agendamento gratuito. O recebimento foi tão positivo que as vagas esgotaram antes mesmo da abertura da Mostra, na última sexta-feira. Para a Agente de Cultura e Lazer da unidade local do Sesc, Andressa Pagnussat de Quadros, isto mostra o grande interesse das escolas por atividades culturais gratuitas, voltadas ao público jovem. “Ficamos emocionados. É isso que queremos fomentar, este olhar voltado a criar o hábito de consumir cultura desde a infância”.
ETC...
Montado pelo grupo gaúcho Circo Híbrido, o espetáculo “ETC...”, com classificação livre, será apresentado em duas datas. A primeira acontece hoje, no Teatro Sesc, em três horários: às 10h, 14h e 16h. A segunda ocorre nesta quarta-feira, na Arena Espaço Cultural Rosely Doleski Preto, às 15h.
Em “ETC...”, o grupo traz em cena uma trupe feita de quatro personagens – amigos artistas que viajaram o mundo estudando as mais variadas artes. A peça apresenta um pouco de cada uma destas artes, desde incríveis talentos até estranhos números, ora engraçados, ora sérios... Tudo recheado de peripécias, equilíbrios, giros, palhaçadas, bolas, círculos, aros e ETC. Os personagens interagem com instrumentos diferentes, bambolês, bolas, baldes de água, números que brincam com manipulações e equilíbrios, investigam movimentos e levam para cena novas descobertas, explorando possibilidades, fracassos e sucessos, e assim criam uma sensação de suspense sobre o que mais pode surgir.
Valdorf
Valdorf, uma peça do grupo também gaúcho Casa de Madeira, será apresentada ao público estudantil em três datas. Nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Municipal Múcio de Castro; na quarta-feira, às 10h e 15h, em escolas do município; e em dois locais na quinta-feira: às 10h, na Arena Espaço Cultural Rosely Doleski Preto, e às 15h, na Estação da Gare. A classificação etária é de 12 anos.
A peça apresenta Valdorf – personagem que dá nome à montagem –, um menino da pré-escola, que foi preso dentro de um vidro de pepino por ser considerado uma das criaturas mais insuportáveis do mundo. Ao conseguir se libertar do vidro de conserva no início do espetáculo, Valdorf toma conta do espaço, provoca e conquista a plateia com sua desenvoltura um tanto desajustada. Enquanto espera a mãe, que nunca chega para buscá-lo, Valdorf se distrai revivendo suas desavenças na caixa de areia do pátio da escola e suas aventuras no espaço sideral. O menino-monstro apresenta ao público sua face mais egoísta e impertinente, mas não esconde sua ingenuidade, sua carência e singeleza. Ambientada no imaginário infantil, Valdorf é uma comédia que provoca risadas engasgadas e reticentes. Com graça e franqueza, o espetáculo trata da complexa relação entre adultos sobrecarregados, e por vezes negligentes, e crianças desamparadas e excêntricas, mas ainda expressivas e espontâneas... Ainda crianças.
Arena Espaço Cultural Rosely Doleski Preto
Apresentações previstas para acontecer na Arena, por se tratar de um local aberto, ficam sujeitas às condições climáticas. Em caso de chuva, os espetáculos serão realizados no Teatro Municipal Múcio de Castro.