Aperfeiçoar os canais de comunicação e de transparência e aproximar ainda mais o poder público das pessoas motivou a criação da Secretaria de Transparência e Relações Institucionais, que passou a incorporar a Ouvidoria do município. Nesta segunda-feira, dia 10 de abril, a Ouvidoria chega aos 100 dias com um resultado positivo: 800 atendimentos encaminhados.
Em funcionamento desde o início deste ano, o novo formato de Ouvidoria, agora incorporada à Secretaria de Transparência e Relações Institucionais, se deu pela minirreforma administrativa implementada pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. A ação trouxe um novo conceito e diretrizes para qualificar o serviço. Dos 800 atendimentos já contabilizados, 331 foram presenciais ou por telefone e 466 via e-mail. Ainda, foram abertos 169 processos administrativos. As secretarias que mais são encaminhados e solicitados processos são Meio Ambiente, Obras e Transporte e Serviços Gerais.
Através dos canais da Ouvidoria e da Secretaria, a população pode dar sugestões, pedir ajuda para solucionar problemas, fazer reclamações, enfim, contatar a administração pública com a garantia de que as informações serão tratadas com sigilo. Conforme o secretário Édison Nunes, a pasta tem tido a preocupação de não deixar os cidadãos sem resposta. “Entendemos como positiva a criação da Secretaria e a incorporação da Ouvidoria. Colocamos em prática a proposta que o prefeito Luciano nos deu, que era de ampliar a ação da Ouvidoria, justificando a transformação e as atividades para isso. É uma gestão que se preocupa com as pessoas”, afirmou ele.
Segundo o secretário, o resultado é bom e a presença da comunidade é forte em todos os canais de comunicações disponíveis. “A resposta do recebimento do pedido é dada no mesmo dia, para que as pessoas saibam que o seu pedido está sendo atendido. Se algo pode ser resolvido na hora, como é o caso de informações, já é solucionado. Se precisar de encaminhamento para as secretarias, abrimos um processo e despachamos. No momento em que temos de volta esse pedido resolvido, fazemos outro contato com o cidadão”, explicou Édison. Como remete o nome, a Secretaria também atua na parte de relações institucionais do governo municipal.
Como falar com a Secretaria Transparência e Relações Institucionais?
A Secretaria de Transparência e Relações Institucionais está localizada no Paço Municipal, junto a Prefeitura de Passo Fundo, na Rua Dr. João Freitas, 75. O telefone para contato é o (54) 3316-7294 e o e-mail é o [email protected]. O horário de funcionamento é das 8h às 18h30min. Como parte da Secretaria, a Ouvidoria conta com ligação gratuita para o telefone 0800 541 7100 ou pelo e-mail: [email protected]. É possível ainda fazer contato por carta, incluindo ao endereço o CEP 99050-000.
Conheça outras das ferramentas de transparência e acesso à informação:
Fala cidadão
No portal da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br) está disponível o link Fala Cidadão, através do qual é possível enviar mensagens que serão conferidas e terão o encaminhamento necessário por parte da equipe da Secretaria de Transparência.
Ouvidoria Saúde
Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Passo Fundo implantou em 2013 um serviço com a finalidade exclusiva de receber demandas na área da saúde. A Ouvidoria da Saúde funciona de forma integrada com a Ouvidoria Geral, mas tem sua estrutura própria junto à Secretaria. O contato com a Ouvidoria da Saúde pode ser feito pelo telefone (54) 3316-1032 ou pelo e-mail [email protected].
Opina Transporte
Esse é um meio de avaliação voltado para o cidadão que utiliza o transporte de passageiros no município, como táxi, ônibus coletivo e ônibus escolar. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, contou com apoio do Ministério Público e serve para que as pessoas encaminhem sugestões, elogios, reivindicações ou denúncias.
Portal da Transparência
O conteúdo do Portal da Transparência de Passo Fundo está disponível em seções, agrupadas por assuntos como despesas, receitas, licitações, convênios e contratos. Ele pode ser acessado em www.pmpf.rs.gov.br/transparencia.
Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC)
Permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o processo e receba a resposta da solicitação realizada. O serviço pode ser acessado pelo portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br), pelo telefone (54) 3316-7249 ou pelo e-mail [email protected].