População já pode agendar vacina em casa para idosos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar a vacina contra o vírus da gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais de idade, e que tenham dificuldades de locomoção, o Programa Vacinação em Casa retoma suas atividades. Os pedidos de agendamentos já podem ser realizados a partir dessa segunda-feira (10). A vacinação iniciará no dia 17 de abril, data em que começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Passo Fundo para todos os grupos de risco.  

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab da Silva Carneiro, o agendamento deve ser feito pelo telefone (54) 3046-0153. O horário de funcionamento do programa é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Este é o quinto ano do programa, como lembra o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. “Em 2016 foram feitas aproximadamente 2.500 imunizações em casa, de um total de 65 mil doses distribuídas no município. Neste ano, a expectativa é atender ainda mais pessoas. O Vacinação em Casa colabora decisivamente para a não ocorrência de óbitos pela gripe entre idosos”, ressaltou. 

O programa
O Programa Vacinação em Casa visa qualificar o atendimento de saúde aos idosos e prevenir o vírus da influenza (gripe). Destinado para pessoas com 60 anos ou mais de idade, sem condições de locomoção por diferentes motivos, a iniciativa é fundamental. A partir do programa, ainda é possível realizar a identificação e o cadastro da população idosa de Passo Fundo que sofre com algum grau de dependência de saúde. Com essas informações é possível proporcionar um atendimento humanitário para o grupo especial.

A campanha 
Embora a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicie neste dia 10 de abril, os primeiros dias serão destinados para vacinar grupos de alto risco, como os trabalhadores de saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e instituições de longa permanência. A partir do dia 17 de abril, iniciará oficialmente o período de vacinação para as pessoas que se enquadram em todos os grupos de risco. 

Os grupos de risco são: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Gostou? Compartilhe