Turno integral I
Todos os setores da administração municipal irão retomar o turno integral a partir do mês de julho. Atualmente, conforme destaca a secretária de Administração, Marlise Soares, a maior parte das secretarias já atua nos turnos da manhã e da tarde. O turno único (das 12h30min às 18h30min), adotado desde 2005, é quase uma exceção. Ela lembra que setores como o de IPTU, Protocolo e Cadastro Multifinalitário, por exemplo, atuam das 8h às 18h30min. Nas secretarias de Saúde, Educação, Semcas, Obras, Interior e Transportes, a maioria dos serviços de atendimento à comunidade acontece durante a manhã e a tarde e, muitos deles, sem intervalo ao meio-dia.
Turno integral II
Como o turno único já está em vigor há mais de dez anos, foi previsto um prazo para os servidores se adaptarem ao novo horário, que será das 8h às 11h30min e da 13h30min às 17h. O turno integral passará a valer a partir do dia 1º de julho. ?"O Executivo encaminhou a proposta do turno integral por recomendação de órgãos de controle e também em função de pedidos da comunidade, que tem reivindicado a retomada do horário estendido em todos os setores?", explicou a secretária Marlise.
Videomonitoramento I
Já estão sendo instalados os equipamentos de videomonitoramento das dez estações das bicicletas compartilhadas de Passo Fundo. A iniciativa de prevenção ao vandalismo foi decidida pela empresa responsável pelo sistema, que fará o investimento sem custos financeiros para o município. Os equipamentos de vídeo devem inibir a ação de vândalos, reduzindo a destruição das bicicletas e da própria estação, mas em especial, proporcionar mais segurança aos usuários do sistema na hora da retirada e entrega das bicicletas.
Videomonitoramento II
Conforme a empresa que detém o sistema, a Mobhis Automação, a instalação dos equipamentos que iniciou nessa semana tem previsão de conclusão até o final do mês. Todas as 10 estações receberão as câmeras de monitoramento. O sistema de bicicletas compartilhadas já é conhecido pela população por incentivar o uso de um transporte alternativo, além de ser uma prática sustentável e saudável no dia a dia. Mais informações podem ser obtidas na Rua Independência, 1165 ?- Centro. próximo ao Corpo de Bombeiros. No mesmo local, pode ser feito o cadastramento, mediante apresentação do CPF, RG e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito pelo site www.pmpf.rs.gov.br. Os telefones para contato são: (54) 3046-1363 ou (54) 99631-7808 (WhatsApp).
Doação de sangue I
O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, recebeu nesta quarta-feira, 19 de abril, uma visita especial. Letícia Kuhn, 23 anos, de Tapera é a atual Miss Rio Grande do Sul. Ela concilia as atividades de miss, acadêmica do quinto nível de Administração com a carreira de modelo. Em meio à correria do dia a dia, ela não abre mão das ações sociais. Conheceu o projeto Próvida, desenvolvido em sua cidade, contatou com a Larissa Schons, assistente social do Serviço e quis vir logo fazer sua doação de sangue.
Doação de sangue II
No setor captação, ela demonstrou a alegria de doar sangue pela primeira vez. "Estava ansiosa para doar. Penso que não devemos esperar que algum familiar necessite de sangue para virmos doar. Esse gesto deve acontecer espontaneamente, porque muitas pessoas precisam fazer transfusão. Já que temos sangue de sobra, vamos doar!", convidou a Miss RS, que se engaja em diversas ações sociais como uma forma de valorizar a vida. "Já visitei instituições de câncer e percebemos que mudamos a rotina de crianças que estão em tratamento. Para nós é um ato de amor e, desta forma, valorizamos muito mais o verdadeiro sentido da vida."
Projeto Charão
Disseminando a importância do resgate e da proteção do pinheiro, o Projeto Charão do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) realizou uma nova edição do curso ?"Resgate do Pinheiro Brasileiro?", dessa vez em Minas Gerais. Ministraram o curso os professores Jaime Martinez e Nêmora Prestes, do ICB, a bióloga Andriele Rizzi e Roberto Tomasi, todos integrantes do Projeto Charão. O curso Resgate do Pinheiro Brasileiro reuniu professores de cinco municípios, Itamonte, Aiuruoca, Alagoa, Baependi e Pouso Alto, cujas áreas estão no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio, parceiro do Projeto Charão na condução de atividades do Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo. O Parque é mantido pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. Além dos professores, o curso contou com a participação de secretárias de educação. O curso Resgate do Pinheiro Brasileiro tem apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.