APB busca reforma na quadra da praça Tochetto

Projeto é primeira iniciativa da Associação Passo-fundense de Basquete

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com objetivo de incentivar a prática esportiva nos espaços públicos, a Associação Passo-fundense de Basquete (APB) está elaborando um projeto de reforma da quadra da Praça Toquetto. Localizada na Avenida Brasil, no centro da cidade, os jogadores afirmam que reparos na pintura, piso, tabelas e iluminação precisam ser feitos. Ainda sem valor estimado, o presidente da APB, Cimarron Martins, acredita que as obras beneficiariam mais de 300 pessoas que praticam o esporte.

“A Praça Toqueto é a praça central da cidade, seria muito bom ter condições à prática do esporte. É a única quadra aberta do município com tabela e aro para jogar basquete. Tem uma quadra no bairro Cidade Nova, mas colocaram a tabela muito alta, ficou muito ruim, e é muito afastada para jogar. Sem contar que sempre que fizemos campeonatos de basquete na cidade a procura é grande, não só de Passo Fundo, mas também das cidades próximas, como Carazinho, Erechim, Soledade e Marau”, afirma o presidente.

No projeto da associação, estão inclusos a restauração do piso, a cobertura da quadra, a troca das tabelas e dos aros. “A iluminação não funciona. Se passar lá de noite, a praça está iluminada, mas a quadra não. A pintura faz mais de quatro anos que eu e os amigos retocamos. Também precisamos trocar colocar a arquibancada dentro da quadra e arrumar as grades nos entornos da quadra”, pontua Martins.

Assim que estiver com os orçamentos em mão, o presidente irá buscar o auxílio da Prefeitura de Passo Fundo. “Queremos marcar uma reunião com o prefeito Luciano de Azevedo para discutir e colocar nossas ideias do projeto. A reforma é um pedido da APB para a prefeitura, vai depender deles aprovarem ou não. Se for aprovado, da maneira que queremos, Passo Fundo terá a melhor quadra de basquete pública da região e talvez do Estado”, pondera.

Sobre a Associação

Após 15 anos de amizade, nascida a partir da paixão em comum pelo basquete, Cimarron Martins e os demais jogadores entenderam que o grupo precisava se tornar uma associação para promover ações sociais no município. Os jogadores contaram com a ajuda dos vereadores Roberto Toson (PSD), Rafeael Colussi (DEM) e Mateus Wesp (PSDB). “O Mateus Wesp, em especial, nos ajudou a desenvolver a ideia da associação, assinou como advogado e nos auxiliou com a ata e a assembleia”, reconheceu o presidente.

Deste modo, na tarde desta segunda-feira (17) foi fundada oficialmente a APB. Já são aproximadamente 100 associados. Apesar de recente, a entidade já conta com ações de longa data como campeonatos de diversas modalidades. Além da reforma da Praça Tochetto, o grupo tem outros dois projetos. O primeiro deles seria a construção de mais duas quadras públicas para o basquete, possíveis lugares no sétimo céu e na gare. O segundo é visa reunir associados da APB e leva-los em escolas municipais mensalmente afim de realizar atividades que ajudaria as crianças a aprender a prática esportiva.

 

 

 

Gostou? Compartilhe