OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Corsan

Fico feliz de ver a implantação do Fundo de Saneamento o qual tive o privilégio de debater. Hoje temos em torno de R$ 36 milhões para investimento na universalização da coleta e tratamento do esgoto cloacal e mais R$ 16 milhões  para investimento em ações de saneamento e meio ambiente.

Corsan II

Temos que parabenizar o Executivo através do Prefeito Luciano Azevedo e também o Ex-Prefeito Airton Dipp que debateu amplamente um contrato que exige em 18 anos a universalização da coleta e tratamento de esgoto cloacal.

Avanço

Já estamos com 26%  de esgoto coletado e tratado, mas podemos logo chegar em 35% se tivermos a ligação  das 7.000 economias que não aderiram o sistema ainda.  Ao final de 2017 com as obras que estão em andamento teremos se tudo correr conforme o planejado 50% de esgoto tratado em Passo Fundo.

Avanço II

Estes números são expressivos, pois em países de primeiro mundo nos melhores quadros o índice não ultrapassa 50%. Temos a satisfação de ver um contrato assinado e amplamente debatido e uma Companhia pública com resultados.

Futuro

Previsão de ainda este ano sair  a licitação das obras na grande  Santa Marta e Integração. Com isso obras em 2018 para a coleta e tratamento do esgoto desta região da cidade. Fruto de um amplo debate quando da assinatura do contrato e exigência deste serviço.

Pronto atendimento

Um assunto que não sai do papel há muitos anos  com isto as emergências dos hospitais ficam  lotadas. O Ministério Público fez uma reunião para debater o assunto e as justificativas embora sérias são antigas. Falta de fato às pessoas envolvidas pautarem este tema e resolverem, assim como muitas outras ações menos importantes foram bem encaminhadas.

Hospitais

De um lado o município pode e deve instalar um pronto atendimento com médicos e aparelhos, mas os hospitais devem também participar com a estruturação e na minha visão, inclusive com médicos. Digo isto porque com o atendimento da baixa complexidade neste pronto atendimento os hospitais ficaram com a média e alta.    Consequentemente muito melhor remunerado pelo SUS. Não existe lei que desonere os hospitais da baixa complexidade e sim um entendimento de fazer isto para melhor funcionamento do sistema. Desta forma o bom senso e colaboração de todos. Mais uma vez, parabéns a Promotora Clarissa Simões Machado por pautar este tema em reunião.

AME

Associação das mães especiais. Grupo unido e forte em defesa de seus filhos. Vale destacar que atendimento de crianças e adolescentes é prioridade absoluta, não existe discussão neste tema legal. Cumpra-se.

Marco regulatório

Um avanço em Passo Fundo é a discussão da licitação do transporte público. Parabéns ao Executivo por pautar e cumprir etapas. O Legislativo faz a sua parte e a sociedade civil organizada segue cobrado esta ação há mais de 25 anos, tema inclusive de ação junto ao Ministério Público.

Transportes

Evidente que devemos olhar alguns temas que são a bilhetagem eletrônica, passagem integrada, impossibilidade de monopólio e proporcional mais empresas no sistema. Cidades como Santa Maria e Curitiba avançaram quando proporcionaram várias empresas e todos acabaram ganhando.

Transportes

Outra questão é Câmara de compensação para questão da venda de cartões ou consórcio como é feito em Santa Maria. Operar com o monopólio desta venda de cartões para apenas uma empresa é retrocesso em comparação com cidades que há décadas implantaram todos os serviços que hoje estamos tentando instalar em Passo Fundo.

Transportes

Por último o tempo de concessão. Dez anos é pouco, 15 anos talvez também seja devido os investimentos necessários, mas vinte anos, prorrogável por mais dez é demais e isto representa sete mandatos de Prefeito. Equacionar para que possamos contemplar um tempo razoável. Com todo este debate posto, importante destacar o momento que a cidade vive a parabenizar o executivo que faz todo este movimento. 

Gostou? Compartilhe