Passo Fundo sedia Congresso Internacional de Folclore

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No mês de maio Passo Fundo será palco de mais um evento que tem o folclore como tema. Dessa vez é a segunda edição do Congresso Internacional de Folclore – Dança e tradição. Com essa atividade, a cidade segue mostrando que sabe valorizar e promover o folclore, a história e os costumes de seu povo e das várias culturas através da dança. Tal como o Festival Internacional de Folclore, o Congresso é realizado a cada dois anos e desta vez será de 20 a 27 de maio.

Durante o evento, além de promover o espetáculo de danças, casais de oito países virão a Passo Fundo trazendo materiais acerca da cultura de seus países para que sejam discutidos em palestras e oficinas – tudo isso com entrada gratuita. Mais do que entreter, o objetivo do evento é discutir e valorizar o folclore em um sentido mais acadêmico. É chamado de Congresso justamente por trazer aos acadêmicos e à comunidade em geral uma visão mais aprofundada da valorização cultural de cada país. Não é só a questão do espetáculo e sim de um debate sobre cada cultura.

A ideia da realização do Congresso surgiu da vivência de seu coordenador, Luís Gustavo Maias, que atua junto às questões folclóricas há mais de 20 anos e é voluntário no Festival Internacional de Folclore desde sua primeira edição, além de ter sido bailarino de danças folclóricas, participando de festivais em diversos países. Este tipo de experiência lhe deu a oportunidade de ter contato direto com diversos países, aprender muito e se apaixonar pelo folclore. É essa paixão que se quer que o Congresso seja capaz de passar à população. Foi por essa trajetória que despertou ideia e desejo de organizar um evento que discutisse e apresentasse o folclore de uma forma mais acadêmica. Para a organização, o Congresso tem importância fundamental para o público passo-fundense, que valoriza o folclore. 

Países participantes
Brasil, Costa Rica, México, Colômbia, Peru, Argentina, Polônia e Chile são os oito países representados nesta edição do Congresso, que acontecerá em locais como a UPF, o teatro do Sesc, o Bella Cittá Shopping e escolas do município. Além de ser promovido pela UPF e pela Prefeitura de Passo Fundo, apoiam o evento o Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF); a Associação Mundial das Artes Performáticas (WAPA); a Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP); o Conselho Internacional de Dança (CID), órgão vinculado à UNESCO; além de vários parceiros da cidade e região.

Programação

- Dia 24 de maio (quarta-feira)
* Deslocamento para Passo Fundo
* Visitas oficiais: Reitoria e Prefeitura
19h30 – Abertura no Teatro do Sesc

- Dia 25 de maio (quinta-feira)
10h – Apresentação nas escolas municipais
14h – Apresentação nas escolas municipais e na UPF Idiomas
19h – Apresentação no Bella Città

- Dia 26 de maio (sexta-feira)
9h – Conferências: apresentação dos aspectos culturais dos países
14h – Apresentação nas escolas particulares
19h – Apresentação no Bella Città

- Dia 27 de maio (sábado)
9h – FEFF -Palestra: Aspectos culturais dos países e apresentação dos casais
20h – Clube Juvenil – jantar de encerramento

Gostou? Compartilhe