Intensifica-se o trabalho de abordagem social nos dias de frio

Por
· 2 min de leitura
Serviço de abordagem é realizado diariamente nas ruas da cidadeServiço de abordagem é realizado diariamente nas ruas da cidade
Serviço de abordagem é realizado diariamente nas ruas da cidade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A permanência de pessoas em situação de rua em Passo Fundo é uma das preocupações dos setores de assistência social do município. Por conta disso, diariamente é realizado o serviço de abordagem social com o público que se enquadra nesse caso. Tanto durante o dia como durante a noite, a equipe da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) da Prefeitura de Passo Fundo faz um trabalho junto a essas pessoas, no sentido de orientar e encaminhar para os serviços existentes para que não precisem ficar na rua.

Especialmente a partir dessa época do ano e durante os meses de inverno mais rigoroso a equipe intensifica o serviço de abordagem, conversando com essa população sobre a possibilidade de passarem a noite no albergue, por exemplo, onde têm camas à disposição e podem tomar banho e fazer as refeições. Ou, ainda, para que procurem, durante o dia, o Centro Pop, que possibilita que possam ter um local para ficar ou mesmo tomar banho e se alimentar. “Disponibilizamos estes três serviços que são distintos, mas que se complementam, que são a abordagem social, o albergue e o Centro Pop”, explica a secretaria adjunta da Semcas, Elenir Chapuis.

De acordo com ela, a abordagem é feita especialmente nos espaços públicos, onde costumam se encontrar nesses momentos. Primeiro, a equipe se aproxima e inicia uma conversa, explicando sobre a possibilidade de utilizaram estes espaços. Quando aceitam, são encaminhados, seja para o albergue (durante a noite) ou o Centro Pop (durante o dia). “Explicamos que eles não precisam ficar na rua, que podem ir para um lugar mais quentinho, onde tem alimentação, onde podem tomar um banho”, salienta.

Mas o trabalho não para por aí. Depois de serem encaminhados para estes locais, também são orientados a receber o atendimento técnico, que busca identificar de onde são essas pessoas, se possuem família para onde poderiam voltar e o que originou essa situação de rua. “É um trabalho de construção de vínculos, porque muitos deles não aceitam logo de início, é preciso conversar várias vezes até que concordem em ser atendidos”, avalia Elenir.

Os serviços
- Abordagem Social: as políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) preveem a oferta do serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos – trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. Em Passo Fundo, a Abordagem Social realiza um trabalho constante com as pessoas em situação de rua, na busca de resgatá-las e dar o atendimento necessário previsto em programas sociais.

- Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá: oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço, que conta com uma equipe profissional e multidisciplinar, é referência para o abrigo dessas pessoas, principalmente nos dias frios. 

- Centro POP: atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade.

Gostou? Compartilhe