O frio da noite dessa quinta-feira (27) não foi motivo para diminuir a participação de alunos e da comunidade de mais uma edição do projeto Literatura em Diálogo, que aconteceu no Teatro Municipal Múcio de Castro. Um dos clássicos de Machado de Assis, a obra Dom Casmurro, foi analisada pelo viés da literatura e da psicanálise.
Coordenando o projeto, a professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino recebeu o psicanalista e professor Dr. Francisco dos Santos Filho para debater a obra com o público. “Nesta edição unimos duas áreas do conhecimento para falar sobre Dom Casmurro, um clássico da nossa literatura. Nos surpreendeu a grande procura dos alunos e da população. Na escola se questiona a leitura dos clássicos, por isso, nós insistimos em dizer que sim, é pelos clássicos que os alunos conseguem mergulhar na cultura e descobrir o pensamento de épocas anteriores da sociedade, desde calores até comportamentos, e trazer isso para o presente”, disse Ivânia.
O projeto foi levado para o Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, onde uma turma de alunos fez a leitura prévia do livro e recebeu a equipe do projeto para complementar o trabalho. No dia do encontro, os estudantes dividiram um pouco de suas impressões e anseios. Mesmo que o projeto trabalhe apenas com uma escola por edição, o convite é estendido para todas, assim, participaram também os alunos dos colégios Protásio Alves e Gama. Os cursos de Letras e Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) também estavam presentes, assim como pessoas de diferentes áreas que buscaram uma noite de boa conversa e reflexão.
Quem faz?
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal Arno Viuniski, e pela Universidade de Passo Fundo, através do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. O projeto integra ainda o Programa Ensino e Inovação do IFCH/UPF. Os estudantes do instituto, em parceria com a equipe da Biblioteca Municipal, auxiliam no planejamento, organização e execução das atividades que serão apresentadas. Os encontros ainda integram a Jornada em Ação, das Jornadas Literárias.
Literatura em Diálogo
O projeto propõe a leitura e a discussão de obras clássicas da literatura no ambiente escolar de todas as escolas de Passo Fundo, sendo voltado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Em um primeiro momento, é realizada a leitura da obra literária na própria escola pelos alunos participantes. Posteriormente, os monitores do projeto fazem a leitura e a contextualização histórica da obra e do autor, a fim de preparar as turmas para a discussão. Por fim, os grupos das escolas participantes se encontram dialogar com profissionais de diferentes áreas do saber – como Letras, Filosofia, História, Sociologia, Psicologia, entre outras –, que discutem com os alunos sobre diversas questões, em uma reflexão histórico-literária.
O objetivo é o aprofundamento teórico das análises dos textos e o exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura. Também são realizadas intervenções culturais, com esquetes, apresentações musicais, dança, encenações teatrais e trechos de filmes para que o público possa viver a experiência da transposição do texto escrito clássico para outros meios de interação. O projeto também acaba envolvendo alunos do ensino superior e a comunidade em geral. A atividade é aberta ao público.