O cuidado com a visão de crianças entre 3 e 6 anos matriculadas nas escolas da rede municipal de educação infantil é o foco do Programa Olhar de Criança, da Prefeitura de Passo Fundo. A semana iniciou com consulta de revisão para as crianças que integram o programa e rastreamento de novos alunos nas escolas.
O Hospital de Olhos, conveniado ao programa, recebeu 25 crianças para fazer os exames de rotina e orientar a sequência do tratamento dos alunos. Após a consulta, os pais ficam habilitados para ir até uma ótica e fazer os óculos de acordo com as recomendações médicas ou realizar outro tratamento adequado ao diagnóstico. Os custos são todos arcados pelo município. A informação é da coordenadora do Olhar de Criança. Adriana dos Santos Fogassa Barriquel. “A primeira turma já realizou a revisão. Muitos deles precisam fazer óculos novo ou pela primeira vez. Nas próximas terças-feiras vamos trazer novas turmas até que todas as crianças que já fazem parte do programa façam a revisão”, disse ela.
Nesta quarta-feira (03), os trabalhos do programa também seguem com a triagem nas escolas municipais de educação infantil, a fim de ver se novos alunos necessitam de atenção. “Já iniciamos o rastreamento nas escolas com uma equipe do Hospital de Olhos. As crianças que precisam de encaminhamentos serão trazidas até aqui no hospital para realizar exames e consulta complementar”, disse ele.
Como funciona?
O Olhar de Criança inicia com uma fase de rastreamento nas escolas municipais de educação infantil. As crianças de 3 a 6 anos que apresentarem resultado positivo aos exames são encaminhadas para o Hospital de Olhos para realizar uma consulta detalhada e, posteriormente, seguir a indicação para tratar ou prevenir a causa do problema, como uso de óculos, por exemplo. As crianças que já usam óculos contam consultas de retorno para avaliação do estado atual de visão e possível confecção de novo óculos ou alta do médico oftalmologista. Tudo é feito sem custos para as famílias.
O programa busca prevenção de possíveis problemas de visão, além de possibilitar melhor aprendizado para as crianças. O maior foco do trabalho é melhorar o aprendizado das crianças em sala de aula. Entre os objetivos do programa, estão: estabelecer uma política pública integral que garanta rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento para déficits visuais em pré-escolares, prestar serviços de orientação, encaminhamento, diagnóstico e tratamento de doenças oculares; além de fornecer óculos às crianças participantes do projeto.