Escola da Vila Luiza inicia atividades

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Um dia para a família apresentar a escola para as crianças. Assim foi o primeiro dia de atividades da escola modelo da Vila Luiza. Além de fazerem parte da história, já que são os primeiros a usufruir do local, os alunos das primeiras turmas a serem admitidas tiveram nessa segunda-feira (2) um momento especial, em que puderam explorar todos os espaços do prédio do educandário e conhecer seus novos professores.

Os cerca 180 alunos matriculados nesta primeira etapa nas 11 turmas terão durante toda esta semana o período de adaptação. Como se trata de crianças de educação infantil, o início da vida escolar costuma acontecer aos poucos, com turnos reduzidos até que se sintam à vontade em permanecer nas salas de aula durante o tempo integral das aulas. “Hoje tivemos o dia da família na escola, foram os pais que apresentaram a escola para as crianças. Todos tiveram acesso livre aos espaços, procuraram seus professores e puderam interagir”, explica Fabiane Luli, diretora da escola.

Na recepção, tiveram ainda a participação do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, que fez performances de músicas e depois explorou algumas brincadeiras. Todas essas atividades garantiram um primeiro dia tranquilo. “Diferente do que normalmente acontece nos períodos de adaptação, que algumas crianças choram e não querem ficar na escola, o que aconteceu foi o contrário, elas não queriam ir embora”, comenta Fabiane.

Durante a semana, o turno será reduzido, tanto pela manhã quanto pela tarde. A partir da próxima semana, respeitando o ritmo de adaptação de cada criança, os turnos de permanência serão em horários normais.

Os diferenciais da escola
A Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari apresenta um espaço moderno, interativo e aconchegante. Além disso, existe um diálogo entre a arquitetura e a metodologia de ensino da instituição, com uma proposta pedagógica orientada pelos conceitos de inovação, meio ambiente e sustentabilidade. Com estratégias pensadas nesta linha, a escola conta com captação e reaproveitamento de água da chuva; placas fotovoltaicas que reaproveitam a energia solar para geração de energia elétrica; espaços com ventilação e iluminação natural e brises – elemento arquitetônico utilizado para controlar a incidência direta do sol; e telhas com isolamento térmico e acústico para proporcionar maior conforto.

Ela conta ainda com ambientes amplos, onde fluxo cria trajetos sem labirintos, a fim de facilitar a mobilidade. Os móveis com altura adequada também permitem a apropriação do espaço pelas crianças e a facilidade de manuseio dos materiais e brinquedos. A interação também está presente, como no muro do solário, composto por chapa metálica para criar interatividade entre os alunos com a colagem de peças magnéticas.

A capacidade máxima de atendimento é de até 500 crianças de diferentes níveis da educação infantil. São 11 salas de aula ou multifuntionais, refeitório, auditório, plataforma elevatória para acessibilidade, terraço com escorregador, rampa de escalada, pátio interno e praça externa com academia ao ar livre e recinto para os pais. 

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