OPINIÃO

As ruas sempre falam

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As pessoas começam a refletir sobre a cobertura dos grandes órgãos de imprensa em que a maioria deles não escondeu a tendência em minimizar a importância das manifestações de rua, dia 28 de abril. É verdade que numericamente não foi a maior manifestação de massa. Muita gente, mesmo descontente, optou por ficar em casa. Mas houve protesto contra as propostas da reforma trabalhista e previdenciária. As coberturas jornalísticas evidenciaram atos de violência que não nos parecem tão graves diante das ações pacíficas, ainda que toda a desordem seja condenável. De qualquer modo, ainda que estejamos rezando para Temer acertar medidas, jamais se pode afastar a vigilância popular. Ainda vivemos um coronelismo midiático.

A volta de Bial

Apesar de não nutrir grande simpatia pelo apresentador Pedro Bial (prejudicado pelo estigma do BBB), devemos confessar que o inteligente repórter está de volta. Ao entrevistar a ministra Carmen Lúcia foi sagaz sem embaçar o brilho da magistrada, que é (convenhamos) bem maior que ele. Teve a capacidade de destacar a entrevistada e ficar em segundo plano. A postura do “Conversa com o Bial” parece aplacar o narcisismo da Globo. Para ser justo é melhor reconhecer logo que o cara é competente, ainda que a simpatia possa vir depois. E Fernanda Torres inflamou a conversa ao falar do predatório governista de Sérgio Cabral no Rio. Bial retorna de temporada íngreme para seu prestígio e assume compromisso de jornalismo e arte. Seu estágio anterior era tempo perdulário, tipo “margueritas ad porculam” (pérolas aos porcos), como diz a citação latina.

Trump na França

A candidata Marine Le Pen, ultraconservadora, decidiu adotar o método de Donald Trump na disputa presidencial da França. No segundo turno enfrenta o centrista Emmanuel Macron, a quem as pesquisas eleitorais apontam como provável vencedor. Dos grandes jornais franceses, Le Figaro destaca como certa a vitória de Macron. Com a Europa tumultuada e a pressão da imigração, os rumos podem mudar em menos de uma semana. Há preocupação entre os partidos de esquerda que ficaram fora do segundo turno. O medo é do fenômeno Trump nos USA, que possa chegar à França. O que não deixaria de ser surpresa. Le Pen, com a pregação de intolerância em relação aos imigrantes, parece que partiu para o ataque do tudo ou nada.

Jamais

Explicamos que jamais insinuamos aqui a idéia de privilegiar o presidente Lula. Ao contrário, mesmo após a execração pela grande imprensa brasileira, entenda-se que as denúncias devem ser regularmente apuradas. Esta é etapa consumada e exaustivamente devassada em relação aos próceres petista. O que nos preocupa é a passividade em relação ao verdadeiro horror que se vê nas delações em relação a Sergio Cabral, Cunha, Aécio e tantos outros de aparição relâmpago nas manchetes. Nem cabe a ingenuidade dos petistas ao esperar qualquer condescendência da opinião da imprensa, depois de tanto fiasco que abalou até grandes projetos que o próprio partido implantou.

Oportunismo

Na verdade nem nos surpreendeu. Ouvi discurso que representa um pensamento assumido pelo setor mais conservador. A questão da ampliação ocorrida nos últimos anos, do acesso ao ensino superior aos mais carentes. Por incrível que pareça alguém insiste na idéia de que a crise se deu pelo excesso de oportunidades. A argumentação é de que primeiro precisamos melhorar o ensino básico ou médio. Não é possível. Inconcebível imaginar que faculdade gratuita seja incompatível com a necessidade de reforço nas escolas primárias. Ao contrário, é urgente que sejam alavancados os dois níveis simultaneamente, já que esperamos 500 anos. Ora essa! Esperar que esse sistema político elitista resolva aprimorar o ensino médio público???

Dr. Herton

Ao registrarmos o falecimento do advogado Herton Luís Soares de Moraes, manifestamos nossa tristeza pela irreparável perda. Herton que nos deixa prematuramente, foi profissional de elevado padrão, ético e exemplar. Nossas condolências aos familiares. 

Gostou? Compartilhe