Uma das ações pertinentes à saúde pública é a distribuição gratuita de medicamentos. Neste quesito, a Prefeitura de Passo Fundo vem aumentando gradativamente sua atuação. Somente no ano passado, as dez farmácias públicas realizaram quase 400 mil atendimentos, consolidando um aumento progressivo nos últimos cinco anos na dispensação de medicamentos. Em 2015 foram cerca de 377 mil atendimentos.
Além disso, as ações das políticas de descentralização da demanda, com a oferta de medicamentos não somente na Farmácia Central como em outras unidades também se mostrou eficaz. Em 2012, foram mais de 192 mil atendimentos na Farmácia Central, número que diminuiu para 145 mil em 2016. Isso ocorreu porque houve um crescimento na procura por remédios nas farmácias dos bairros. Em cinco anos, a procura pela dispensação de medicamentos nos bairros saltou de 146 mil atendimentos para mais de 253 mil.
Outro ponto de destaque que contribuiu para este recorde de distribuição é o programa Farmácia Mais Perto, que vai a 40 locais da cidade e do interior. Somente em 2016 foram mais de 17.700 atendimentos, o que corresponde a uma médica de 84 pacientes por dia retirando medicamentos. “Nós viemos, neste momento de dificuldades para todos, ampliando nossa assistência farmacêutica para todas as pessoas, principalmente aquelas que moram nos bairros da cidade”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Artur da Rosa Filho.