OPINIÃO

O lixo nosso de cada dia

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha “Cidade Linda Cidade Limpa” é mais um esforço da administração municipal para enfrentar um problema crônico que vem se agravando na cidade de Getúlio Vargas. O slogan “Não jogue lixo na rua. A cidade também é sua” vai estar estampado no material da campanha a ser veiculado na imprensa. De igual modo nos cartazes informativos que serão utilizados nas escolas da rede municipal estadual e particular e fixados em locais públicos.

I I

Criada na administração anterior a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está à frente desta campanha. A mais recente resultou na coleta de centenas de equipamentos eletrônicos que foram devidamente destinados à reciclagem. Vereador na legislatura anterior e suplente na atual, o Daniel Fernandez (PP) é o atual titular da pasta do Meio Ambiente. As iniciativas adotadas contam com o respaldo do prefeito Maurício Soligo (PP) e do vice-prefeito Elgido Pasa (PP).

I I I

Apesar de tardia a coleta seletiva do lixo no centro e bairros da cidade pode ser considerada um avanço O tema começou a ser debatido ainda no ano de 2012 na Câmara de Vereadores. Diversas audiências públicas foram realizadas. Defensor da coleta seletiva o vereador Dinarte Farias (PP) lembra que foi realizado um estudo sobre a viabilidade da instalação de containers, adotados com sucesso em outras cidades. Por motivos financeiros a ideia não prosperou.

I V

Em vigor desde o dia 21 de agosto de 2016, a Lei nº 5.044 que dispõe sobre o Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Município de Getúlio Vargas vem sendo parcialmente cumprida. A legislação prevê advertência, mula e suspensão do exercício das atividades por até 90 dias pelo não cumprimento da mesma. O inciso IX do Art. 21, por exemplo, prevê multa de R$ 100,00 para quem depositar o lixo no local de coleta após esta ter sido realizada.

V

Passados quase dois anos desde que a Lei entrou em vigor não se tem informação acerca da aplicação de advertências e multas aos infratores. Ninguém pode descumprir a Lei alegando desconhecimento. É crível que após exaustiva campanha a administração irá determinar aso órgãos cometentes que entrem em ação. Tão ou mais eficaz do que qualquer campanha educativa, deverá ser aplicação de uma multa de R$ 200,00 (inciso VII) para quem despejar resíduos sólidos em vias públicas.

Curtas

# O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) aproveitou o final de semana prolongado do Dia do Trabalho para cumprir um roteiro pela região.

# Na sexta-feira (28) participou em Soledade, ao lado do governador Sartori (PMDB) da abertura da Exposol 2017.

# No sábado (29) esteve em Sertão e Getúlio Vargas, onde participou de encontro com lideranças locais durante o jantar da Apae realizado no Centro Comunitário Centenário.

# O último compromisso ocorreu na segunda-feira (01), feriado do Dia do Trabalhador, na Festa do Novilho Precoce, em Quatro Irmãos.

# A bancada do PMDB está sugerindo que o município de Getúlio Vargas faça um cadastro junto a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do Estado para concorrer a recursos voltados a área.

# A proposta foi feita na sessão ocorrida na noite de quinta-feira (04) e sugere ainda a realização de projetos para aquisição de aparelhos de ginástica ao ar livre e bochas para as comunidades do interior.

# Na mesma noite o vereador Paulo César Borgmann (PP) propôs à administração municipal a contratação de um zelador para o Parque Municipal das Águas.

Dito & Feito:

A deputada estadual Silvana Covatti (PP) esteve em Getúlio Vargas na manhã de sexta-feira (05). Ela será recebida no Centro Administrativo pelo prefeito Maurício Soligo (PP) e o vice-prefeito Elgido Pasa (PP). Eleita pela primeira vez como deputada em 2006 a parlamentar cumpre seu terceiro mandato e na última eleição obteve 89.130 votos, a 4º posição entre os eleitos. No ano passado ela presidiu a Assembleia Legislativa tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo.  

Gostou? Compartilhe