Pensar a cidade e seu planejamento. Com esse objetivo a Prefeitura de Passo Fundo organizou o Seminário de Revisão do Plano Diretor, que aconteceu na noite dessa terça-feira (09), na Academia Passo Fundense de Letras (APL). A iniciativa abre os trabalhos que seguirão durante o ano com consultas públicas para toda a população.
O seminário apresentou a metodologia de desenvolvimento da revisão do Plano Diretor através do histórico do planejamento da cidade e dos conceitos atuais de planejamento urbano. O Plano Diretor é a lei que disciplina o ordenamento territorial e sua revisão é prevista pro legislação federal, segundo a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert. “A discussão do futuro da cidade, do conceito de cidade que se busca, principalmente na garantia de bons índices de qualidade de vida e de desenvolvimento social e econômico, são temas fundamentas nesse processo”, ressaltou Ana Paula.
Participaram do seminário representantes de diversas áreas ligadas ao tema, lideranças políticas, professores e alunos de universidades e faculdades, além da comunidade em geral. Após a abertura e a apresentação da metodologia, o seminário seguiu com o primeiro painel, “História do Planejamento Urbano em Passo Fundo, ministrado pelo arquiteto e professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Luiz Roberto Gosh. Em seguida, a arquiteta e professora Dra. da Faculdade Meridional (IMED), Andrea Quadrado Mussi, conduziu o painel “Planejamento Urbano Contemporâneo”.
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, destaca que as pessoas devem estar presente nos debates para que o plano seja plural. “Nossa gestão tem apostado muito no planejamento para melhorar a vida das pessoas. Por isso, é importante que a comunidade participe e opine, assim como os representantes da área que entendem tecnicamente do assunto. O Plano Diretor diz respeito a nossa cidade, então, é de todos nós”, observou.
O Plano Diretor atual entrou em vigor em 2006, desde então, diversas ações começaram a ser realizadas ainda em 2016 para embasar o processo de revisão. O município já conta com planos setoriais de Mobilidade Urbana e Rural, de Saneamento, de Habitação Social e de Desenvolvimento Econômico, todos serão utilizados como referencia na elaboração desse revisão.
Próximas ações
A Prefeitura de Passo Fundo, atendendo as exigências do Ministério das Cidades, organizará durante 2017 uma série de consultas e audiências públicas nos bairros. Ainda, haverá ações via internet para garantir a participação popular no processo de revisão do Plano Diretor. Sugestões, dúvidas ou críticas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].