I Fórum Sul-Brasileiro de Institutos Históricos
Começa hoje em Passo Fundo o I Fórum Sul-Brasileiro de Institutos Históricos. Com a temática central “Ferrovias: território, sociedade e memória”, o evento busca promover o diálogo e a reflexão de dinâmicas históricas e culturais que envolvem as ferrovias no estado. O evento segue até sáado. A realização é do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas (IHGGV), com apoio da Prefeitura de Passo Fundo e diversas instituições e entidades. A temática central do evento será “Ferrovias: território, sociedade e memória”. A expectativa é receber institutos históricos, entidades, estudantes, pesquisadores e demais interessados na área. A entrada é gratuita.
Coleta Digital
O curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) e a UPF Solidária, realiza, nos dias 27 e 28 de maio, no estacionamento do Bourbon Shopping, a sexta edição da Coleta Digital. No local, serão coletados materiais de informática, como computadores, mouses, impressoras e teclados velhos (baterias de celulares e pilhas não estão incluídas). Toda a comunidade está convidada a participar da ação, que conta com o apoio da Ong Amor e do Leo Clube Passo Fundo.
Lombada eletrônica
Identificado com a bandeira da infraestrutura, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) agendou duas audiências junto ao governo estadual para solicitar melhorias na ERS-135, em Passo Fundo. No dia 9 de maio, uma adolescente morreu atropelada no km 9, na saída para Coxilha.
Os encontros ocorrem no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e na Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) na próxima segunda-feira, dia 22, e devem contar com a presença do presidente do bairro Leonardo Ilha, Gilberto Corrêa, e do bairro São José, Ademir dos Santos.
Na ocasião serão reivindicadas a instalação de lombadas eletrônicas, sinalização e iluminação no trecho que liga Passo Fundo a Coxilha.
Evento científico
O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, esteve representado pelos hematologistas Dra. Cristiane Rodrigues do Araújo e Dr. Antonio Alexandre Clemente do Araujo, no Brazilian Transfusion Science Course, que aconteceu em Amparo, São Paulo de 26 à 28 de abril. O evento é um dos mais importantes no segmento de imuno-hematologia. Na ocasião Cristiane palestrou com o tema Highlight – Técnicas especiais no laboratório de Imuno-hematologia / Um caso misterioso relacionado ao Sistema Kell, para os mais de 50 especialistas nacionais e internacionais da área. A médica foi a única palestrante do Rio Grande do Sul e teve a oportunidade de apresentar e divulgar o trabalho realizado no laboratório de imuno-hematologia do Serviço de Hemoterapia. “Foi uma honra participar do evento e poder compartilhar experiências e conhecimento com o restante do país e comparar as rotinas realizadas aqui com as feitas em outros países”.
Obras I
A Prefeitura de Passo Fundo está finalizando a fase de estruturação da base para realizar o asfaltamento de ruas na Vila Berthier, que está com obras em três regiões do bairro. Já foi concluída a etapa de preparação da base nas ruas Pedro Lopes e Guarani. A rua Miguel Vargas, próxima à RST 324, será uma rota de qualidade para quem deseja acesso à saída da cidade por aquela região, já com drenagem pluvial (canalização) e empedramento, compactação e iniciará a pintura (piche) para fase de pavimentação asfáltica. Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, a obra se torna essencial, devido à localização, que possibilitará facilidade e agilidade na movimentação de trânsito para ligação dos bairros próximos e com a RST 324, fugindo do fluxo da Avenida Brasil.
Obras II
Conforme o secretário de Obras, João Bordin, a preparação da base com a pintura de imprimação (piche) deve acontecer nessa semana aproveitando o tempo seco. “Vamos fazer um esforço para concluir esta fase logo e realizar a pavimentação nos próximos dias antes das chuvas”, disse. As obras estão sendo feitas com recursos financeiros próprios da Prefeitura de Passo Fundo e verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – 2ª fase), oriundas do Programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades. Ainda, as obras fazem parte do Programa A Maior Obra é Você, da Prefeitura de Passo Fundo.
Restauração do IE
O Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo, realiza no sábado, uma reunião para apresentar o projeto de captação de recursos para viabilizar a restauração do prédio Texas, que tem 98 anos, e é tombado como patrimônio histórico da cidade. A equipe do arquiteto Fernando Oltramari vai apresentar uma proposta que prioriza a sustentailidade e as características principais do prédio histórico. A reunião será Pas 10h, na escola do IE e todos os ex-alunos e interessados em participar do projeto estão convidados s participar.