Farmácia Popular do Brasil irá fechar em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ministério da Saúde anunciou a decisão de encerrar as atividades das unidades da rede própria do Programa Farmácia Popular do Brasil, que faz a distribuição de medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto. Em Passo Fundo, a medida não traz prejuízos para a população, devido a baixa procura e pelas ações de descentralização de medicamentos do município. 

A decisão do fim do repasse as unidades do programa veio através do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), que ressalta que será ampliado o repasse de recursos para estados e municípios. 

Mesmo com o fim, será mantido o braço direito do programa: Aqui tem Farmácia Popular, que conta com farmácias privadas cadastradas e que oferecem o convênio. O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, explica que a população não ficará desassistida, seja pelos convênios do Aqui tem Farmácia Popular ou pela estrutura da rede municipal e do Programa Farmácia Mais Perto, que leva medicamentos aos bairros da cidade. 

Além disso, o atendimento da unidade em Passo Fundo contava com uma média baixa. “Temos uma média de quatro pacientes atendidos diariamente, o que é pouco. Todas as despesas geradas acabam não compensando a demanda atual. Também muitas vezes não são repassados alguns medicamentos e medicações solicitadas não vem sendo atendidas”, destacou Luiz Artur. 

A unidade, que fica na Rua Fagundes dos Reis, 215 – sala 1, deve fechar até a metade do mês de junho. 

Gostou? Compartilhe