Folclore
O II Congresso Internacional de Folclore foi um sucesso em Passo Fundo, levando cultura para nossos bairros e vilas. Invadindo nossas escolas com apresentações que prestigiam a cultura de nossos povos. Parabéns aos nossos voluntários que fazem a diferença e mostram que quando existe vontade, não tem falta de dinheiro que impede o sucesso. Parabéns Gustavo Maias que Coordenou este grupo que merece aplausos e foram sete países que espalharam alegrias pelas nossas ruas e nossos educandários. Avante e que venha o III evento.
LBV
Ontem estivemos com o Prefeito Luciano Azevedo reunidos com a Direção da LBV que pretende instalar uma unidade em Passo Fundo. De forma objetiva e criteriosa o Chefe do Executivo conduz este projeto com responsabilidade e logo teremos o sinal positivo para a vinda desta entidade que prevê atendimento de 300 crianças e mais familiares.
LBV II
No mundo inteiro a LBV atende famílias e promove a paz com seu trabalho e isto colabora efetivamente para o combate de drogas, prostituição e outras tantas formas de abandono. A divida social que temos com nossas comunidades é impagável e quanto mais tempo passa os prejuízos são irreversíveis. Na grande Santa Marta a construção de Unidade Básica de Saúde, Escola de Ensino Infantil e Escola de Ensino Fundamental enfrenta uma divida de décadas com uma das comunidades mais antigas de Passo Fundo.
Sartori
Governador Ivo Sartori falou ontem quando anunciava a ampliação da ITALAC que em julho, os 90 policiais do BOE retornam para a cidade. Em documento entregue pela UAMPAF solicitando este pleito o Governador referiu-se que estes policiais são de ações regionais e passível de deslocamento. Em Passo Fundo foram os 90 policiais e Santa Maria apenas 50%, ou seja critério diferente para um município que aumentou seus índices de violência e responde pela 7° economia do Estado.
Violência
Os problemas na Rua Independência devido à baderna e confusão de bebidas, drogas e prostituição são pontuais e de algumas pessoas. Não são todos que frequentam aquela rua e nem mesmo em todos os estabelecimentos comerciais. Temos que separar o joio do trigo e também olharmos para o resto de nossa cidade pois a cada dia a bandidagem cresce, ocupa espaços públicos e aproveita a omissão do Estado que apenas justifica crise financeira. Impostos altos, cobrança agilizada e desta forma precisamos de competência na prestação de serviços.
Corsan
Que dificuldade para conversar com o Presidente Flávio Ferreira Bresser da CORSAN. Uma audiência solicitada há mais de um ano e mesmo o Presidente ter vindo em Passo Fundo várias vezes não encontrou espaço na agenda. Estranho pois o amigo poderia ter levado em consideração a nossa luta pela defesa da CORSAN e também pela pauta social. Falamos com tudo que é liderança e nenhuma deu muito importância.
Corsan II
Quando falo que a pauta é social me refiro aos investimentos sociais em projetos de crianças e idosos que a CORSAN poderia ter, mas vira as costas para o debate destes projetos. Passo Fundo não conta com o respeito que merece e o Presidente visita para assinar projetos com verbas que seus antecessores, Respeito é o que baliza o relacionamento das pessoas.
FRACAB
A Federação Gaúcha das Associações de Moradores elegeu novo Presidente, Arnobio Mulet Pereira. Depois de uma apatia que ultrapassou dez anos e por isto acredito que nosso amigo e combativo líder fará a diferença. Teremos em breve uma unidade da Federação em nossa cidade que atenderá inúmeros municípios.
Idosos
Nossos idosos hoje sofrem hoje com maus tratos de seus filhos e netos. Seja fisicamente ou financeiramente, mas precisamos agilizar o fortalecimento da rede que presta atendimento, fiscaliza e pune. Hoje é lamentável vermos condições de alguns idosos e de outro lado trotes e denuncias inverídicas.
Deputado Federal
Passo Fundo paga caro a falta de um representante na Câmara Federal e diariamente vemos entidades não receberem verbas e projetos arquivados por falta de apoio. Uma cidade de 200 mil habitantes e 140 mil eleitores com nenhum Deputado Federal e apenas um Deputado Estadual. Perde verbas e representação Federal.
Voluntários
Meus amigos, os países que crescem e desenvolvem-se contam com participação efetiva da comunidade. Não existe milagre e temos que efetivamente ocupar as Escolas, Sindicatos, Associações de Moradores e conselhos. Desta forma teremos um País com menos influência dos políticos. Em 2018 teremos eleições e oportunidade que os eleitores têm de demitir os que não trabalham e eleger novos representantes.
Escolas
Temos hoje várias escolas que reúnem os pais de seus alunos. Escola com 500 alunos e reuniões com 40 pais. Pais que não conhecem os professores de seus filhos, amigo dos seus filhos, desconhecem os ambientes frequentados pelos seus filhos. Triste, mas é realidade. Temos que urgente fazer com que as nossas famílias encontrem tempo para estarem presentes nas escolas. Escola é a alma da comunidade e a participação faz a diferença.