O outono e o inverno são estações críticas para pessoas que vivem qualquer tipo de situação de vulnerabilidade social. É um período em que a colaboração da comunidade é fundamental com a doação de roupas, calçados, cobertores e até mesmo comida. Em Passo Fundo, mais uma ação foi lançada pela Prefeitura nessa quarta-feira (31): o Programa Meu Inverno Mais Quentinho, que tem o objetivo de entregar agasalhos em bairros distantes das sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo principalmente as pessoas mais carentes do município e em situação de rua.
Amenizar o impacto do frio será a ação central do programa, de acordo com o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill. “Já temos 60 mil peças da Campanha do Agasalho. Com o programa, estamos organizando e buscando dar mais eficiência para a entrega desses agasalhos. Os direitos sociais também são direitos humanos, por isso, cuidar das pessoas mais necessitadas é tão importante quanto buscar o desenvolvimento da nossa cidade”, disse ele.
A situação de vulnerabilidade social enquadra pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos. Para o prefeito Luciano Azevedo, o acesso dessa população aos serviços precisa ser descentralizado. “Este programa traz simplicidade, justamente onde se encontram as coisas mais importantes. Historicamente, temos a Campanha do Agasalho, mas, muitas vezes as pessoas que mais precisam não vão até o Centro de Distribuição ou aos CRAS, por inúmeras dificuldades. O Meu Inverno Mais Quentinho é para melhorar a entrega e distribuição dessas doações que o município recebe, atender quem mais precisa”, afirmou o prefeito.
Como vai funcionar?
Os agasalhos, incluindo roupas, calçados e cobertores, entre outros itens, serão levados à comunidade pelo veículo do Programa Bolsa Família/Cadastro Único. As visitas às pessoas serão feitas com o acompanhamento de uma servidora, para que sejam prestadas orientações e também possam ser feitas atualizações e novos cadastros nos programas sociais em andamento.
Campanha do Agasalho: você já colaborou?
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, já recebe as doações da Campanha do Agasalho. Com o slogan “Doe o que você usaria”, além de roupas, a ação também recebe alimentos em 2017. As doações são aceitas na sede da própria Secretaria e nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade. As roupas e alimentos recolhidos serão distribuídos pela Central de Recebimento e Distribuição de Doações, onde é feita a triagem e separação das peças e alimentos para serem doados posteriormente.
Onde doar?
Secretaria de Cidadania e Assistência Social
Rua Morom, 2022 – Centro
(54) 3312-3070
Horário de atendimento: 8h30min às 17h30min.
CRAS 01 Região Nordeste
BR 285 – Bairro São José (junto a Escola do Hoje)
(54) 3314-5899
CRAS 02 Região Noroeste
Rua Teixeira Soares, 51 – Bairro Vera Cruz
(54) 3312-8600
CRAS 03 Região Sudeste
Rua Delmar Sitone, 385 – Bairro Planaltina
(54) 3312-0043
CRAS 04 Região Sudoeste
Avenida Dona Sirlei, 276 – Bairro Professor Schisler
(54) 3312-6971
Onde buscar?
Central de Recebimento e Distribuição de Doações
Rua Morom, 2019 – Centro
- Ao lado da Biblioteca Municipal, dentro do Espaço Roseli Doleski Pretto.