A vice-reitora da Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF) Bernadete Maria Dalmolin foi reconhecida na noite dessa terça-feira, 30 de maio, com o Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos, na categoria Personalidade. A entrega do reconhecimento foi feita durante a abertura do VII Colóquio Nacional de Direitos Humanos que aconteceu no auditório do Colégio Notre Dame e reuniu autoridades, representantes da instituições de ensino superior, representante de diversas entidades, além de professores e acadêmicos.
O Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos é entregue pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e tem o objetivo de homenagear, promover e dar visibilidade a instituições e pessoas que, pelo compromisso, pela dedicação e pelo testemunho, destacam-se na luta pela dignidade e pelo respeito ao ser humano através da promoção de seus direitos. A categoria Personalidade premia pessoas de reconhecida atuação em direitos humanos que são referência por sua ação política, profissional ou pessoal, por ação relevante, produção de conhecimento ou pela trajetória de vida.
Para a vice-reitora, receber esse reconhecimento é, sem dúvida, uma grande satisfação. A professora atribui o prêmio especialmente à sua trajetória no campo da saúde pública e coletiva defendendo e trabalhando na ampliação dos direitos. “Sempre trabalhei com saúde pública, com populações mais necessitadas e pensar em saúde sem essa conjugação de direitos eu diria que é praticamente impossível”, destacou. Para Bernadete, o prêmio também é resultado do trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido na UPF e num conjunto de outras instituições. “Acho que é um pouco desse resultado todo, do trabalho desenvolvido no âmbito da extensão universitária, que trabalha prioritariamente com populações mais vulneráveis com o objetivo de que o aluno tenha condições de conhecer essas diferentes realidades e para que nós possamos formar melhor nossos alunos para eles intervirem nessas realidades. Então eu atribuo o prêmio a um pouco de tudo isso e, certamente, é resultado do trabalho de muita gente”, completou.
Além da vice-reitora, o Centro de Educação e Assessoramento Popular também recebeu o prêmio na categoria Organização.
Colóquio
O VII Colóquio Nacional de Direitos Humanos é promovido pela CDHPF com o apoio da UPF e de outras instituições e tem como principal objetivo ser um espaço aberto, plural e amplo para a reflexão sobre a concepção, a fundamentação e a realização dos direitos humanos. Minicursos e oficinas, painéis temáticos, comunicações e atividades culturais integram o evento que, neste ano, tem como tema central “Direitos sociais são direitos humanos, nenhum direito a menos”.
Presente na abertura do evento, o reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, destacou a importância de se debater a questão dos direitos humanos para se construir uma sociedade justa e fraterna, especialmente para os que mais precisam. “Quero aqui reafirmar o compromisso da Universidade de Passo Fundo através de seus vários atores na participação dessas atividades principalmente com a comissão de direitos humanos que tem sido parceira levando avante os desejos, as necessidades e as lutas por direitos cada vez mais respeitados e que possam ser vivenciados por todos”, disse o reitor. Na oportunidade, o professora também parabenizou a professora Bernadete pelo reconhecimento. “Esse prêmio sem dúvida nenhuma é merecido. Compartilho das suas ações no dia a dia na nossa Universidade que qualificam a formação de nossos acadêmicos e retornam em benefícios à comunidade”, comentou.
O coordenador geral da CDHPF, professor Paulo César Carbonari, lembrou da conjuntura difícil que o país enfrenta, política e economicamente e que a realização dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais é parte dos compromissos do Estado com o conjunto dos direitos humanos. “Direitos humanos é aquele tipo de assunto que quanto mais a gente fala, mais precisa falar. A gente precisa falar disso todos os dias porque eu acredito que a igualdade sempre será uma construção, por isso esse espaço é tão importante”, ressaltou.
Após a abertura, a programação seguiu com a conferência “Direitos sociais são direitos humanos: desafios no contexto atual”, proferida pelo Dr. Cesar Augusto Baldi.
O VII Colóquio Nacional de Direitos Humanos segue até quinta-feira, 1o de junho, e a programação completa pode ser conferida no site http://coloquio.cdhpf.org.br. O evento é uma promoção da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), em copromoção com UPF, Ifibe – Filosofia Berthier, Colégio Notre Dame, Itepa Faculdades, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, UFFS e UFRGS.