Multas
Passo Fundo tem mais de 120 mil veículos emplacados no município. Em 2016, foram aplicadas 109 mil multas no perímetro urbano. É quase uma multa por motorista. A maioria por excesso de velocidade, em semáforos e lombadas eletrônicas. Santa Maria, tem 100 mil habitantes a mais do que Passo Fundo e lá foram aplicadas 15 mil no ano passado. Ou os motoristas daqui estão fora da curva completamente e desobedecendo todas as regras de trânsito ou temos equipamentos tão precisos, capazes de flagrar milésimos de velocidade acima do permitido. Qualquer que seja a explicação, é multa demais para uma cidade de porte médio que só perde para Porto Alegre. (matéria completa na página 6)
Enquete
O Observatório Jurídico Liberté, um site independente alinhado com o pensamento de esquerda, lançou uma enquete para saber a opinião dos internautas sobre um possível processo de impeachment do governador José Ivo Sartori, PMDB, caso se confirme a denuncia de que teria recebido dinheiro de caixa 2 da JBS.
Barrado
O vereador Patric Cavalcanti, DEM, não acompanhou a visita às instalações da empresa Italac, na segunda-feira. Foi barrado por uma pessoa que não o identificou como presidente da Câmara. O vereador preferiu não discutir e se retirou do local. A Câmara teve papel importante na aprovação da concessão da área e de incentivos para a Italac. E, no ato, Patric representava o Poder Legislativo. Deveria ter recebido outro tratamento.
Sucesso
Foi um sucesso absoluto o primeiro encontro de mulheres empreendedoras promovido pelo Sindilojas - Modeladas para o Sucesso. Cerca de 200 empreendedoras participaram do jantar de terça-feira que teve um bate-papo com Alessandra Samaniotto e Kênia Gama sobre empoderamento feminino. Organização super comanda pela diva Sueli Marini e suas competentes diretoras.
Ética
Nove entre 30 membros da nova composição do Conselho de Ética do Senado são alvos de ao menos um processo criminal no Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo Braga, Jader Barbalho e Romero Jucá, todos do PMDB estarão com a responsabilidade de julgar seus pares no biênio 2017-2019. Os três são alvos da Operação Lava Jato e, como primeira missão, podem julgar se o senador afastado Aécio Neves (PSDB) – gravado ao pedir R$ 2 milhões para um dos principais delatores do petrolão, que também o acusou de receber propina de R$ 60 milhões – quebrou o decoro parlamentar. E aí, produção? Como faz?
Investigação
Ministério Público de Passo Fundo investiga denuncia de pagamentos do ITBI de Mato Castelhano, até o ano de 2012, cujos valores não ingressaram nos cofres do município.