O programa da Prefeitura de Passo Fundo que oferece atenção e cuidado com a visão de crianças entre 3 e 6 anos matriculadas na rede municipal, o Olhar de Criança, concluiu mais uma fase de entrega de óculos aos alunos de seis escolas de educação Infantil do município.
Na manhã dessa sexta-feira (2) o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, realizou a entrega de 22 óculos na EMEI Cantinho Feliz, do Leonardo Ilha, além de outras cinco escolas: Padre Pergentino, Abelhinhas, Fadinha, Branca de Neve e Raio de Luz.
“Prevenir doenças e fazer algumas correções com o uso de óculos, por exemplo, é muito importante que aconteça nessa fase da vida, quando criança. Muitas vezes os pais não conseguem identificar esta necessidade, por isso, criamos este programa que busca auxiliar no tratamento preventivo com consulta detalhada e, posteriormente, a entrega do óculos, sem nenhum custo para as famílias”, ressaltou o prefeito Luciano.
Para Daniela Silveira, mãe da menina Isabelli, aluna da escola Cantinho Feliz, a atenção dada pelo governo municipal demonstra a preocupação com o futuro das crianças e a solução de problema difícil de identificar. “Antes da consulta realizada no Hospital de Olhos, nunca imaginei que minha filha pudesse ter este tipo de problema. Que bom que foi detectado a tempo e com auxílio da Prefeitura estou podendo tratar. É muito bom e econômico”, disse ela.
A mãe de Kamilla, de 5 anos, Kerolin da Silva da Cruz, também reafirmou esta preocupação. “Não notamos lá em casa este problema, até pela idade, ela não demonstrou estar com esta dificuldade. Agora vai ser resolvido, ela consultou de graça e hoje recebeu o óculos que ela mesmo escolheu. Ficamos felizes e satisfeitos com a preocupação com nossos filhos”, disse a mãe de Kamila, que frequenta da escola Raio de Luz.
Em maio, foram realizados 83 atendimentos, entre consultas e reconsultas, em 12 escolas de educação infantil com a prescrição de 36 óculos. Tudo custeado pela Prefeitura, incluindo a entrega dos óculos gratuitamente.
Como funciona o programa?
O programa busca prevenção de possíveis problemas de visão, além de possibilitar melhor aprendizado para as crianças. O maior foco do trabalho é melhorar o aprendizado das crianças em sala de aula.
Entre os objetivos do programa, estão: estabelecer uma política pública integral que garanta rastreamento precoce, diagnóstico e tratamento para déficits visuais em pré-escolares, prestar serviços de orientação, encaminhamento, diagnóstico e tratamento de doenças oculares; além de fornecer óculos às crianças participantes do projeto.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Saúde pelo telefone (54) 3316-1000.